Teste de Bender – sistema de pontuação gradual: scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p129

Palavras-chave:

maturidade perceptomotora, avaliação psicoeducacional infantil, prática clínica, desenvolvimento cognitivo, intervenção.

Resumo

O teste de Bender avalia a maturidade perceptomotora de crianças a partir da cópia de desenhos. Atualmente no Brasil, o único sistema favorável para correção deste teste é o Sistema de Pontuação Gradual/B-SPG, que considera os erros a partir das distorções da forma. Devido à sua contribuição para a compreensão das dificuldades nas habilidades perceptomotoras apresentadas pela criança e para a elaboração/acompanhamento de intervenções, a presente revisão (scoping review) apresenta um panorama acerca do B-SPG (2005-2020). Foram objeto de análise quantitativa e qualitativa 35 artigos empíricos recuperados do Portal de Periódicos CAPES, Redalyc e Google Scholar. Os resultados indicaram que o B-SPG possui um acúmulo satisfatório de propriedades psicométricas; a sua aplicação em contexto de pesquisa amplia as noções sobre o funcionamento da maturidade perceptomora de crianças brasileiras e que este sistema de correção do Bender também corrobora a prática de psicólogas atuantes nos campos da Psicologia e da Educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Otoni Silva, Universidade São Francisco

Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, area de concentração Avaliação Psicológica

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Silva, F. O., Ferraz, A. S., & Rueda, F. J. M. (2021). Teste de Bender – sistema de pontuação gradual: scoping review. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(2), 129–150. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p129

Edição

Seção

Artigos Originais