Docência na universidade pública: a saúde dos trabalhadores da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p03

Palavras-chave:

condições de trabalho, professores universitários, licença médica

Resumo

Este estudo aborda a saúde docente na educação superior pública brasileira. Objetivou-se, por meio de revisão integrativa da literatura: (1) analisar a relação entre situações de trabalho e possível desgaste na saúde; (2) levantar tipos frequentes de adoecimento em docentes descritos nas publicações; e (3) descrever e analisar as cargas de trabalho relatadas. Cruzando descritores, buscaram-se produções científicas em dez bases de dados. Foram encontradas 2.892 publicações, das quais apenas 76 se enquadravam dentro dos critérios de seleção. O desgaste foi manifesto, sendo com maior frequência de problemas psíquicos ligados às cargas internas de trabalho como pressão por produtividade. As situações de trabalho relatadas nas experiências subjetivas frente às condições, gestão, política econômico-social e reestruturação da universidade, permeadas pelo produtivismo e sobrecarga, evidenciam importante relação das situações de trabalho e no adoecimento e desgaste laboral.

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Biografia do Autor

Franciele Ariene Lopes Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica (SEPAP) do Câmpus do Pantanal e o Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Psicologia em Espaços de Educação e trabalho (GEPIPET).

Ilidio Roda Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva e do Trabalhador (GEPSC&T) e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Santana, F. A. L., & Neves, I. R. (2020). Docência na universidade pública: a saúde dos trabalhadores da educação. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(3), 3–28. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p03

Edição

Seção

Artigos Originais