Compreensão de leitura e consciência morfológica no ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p03

Palavras-chave:

Habilidade linguística, Habilidade metalinguística, Rnsino básico, Avaliação psicoeducacional.

Resumo

A compreensão de leitura e a consciência morfológica são habilidades que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi investigar a proficiência em compreensão de leitura de 70 alunos (2º ao 5º ano) de uma escola pública paulista e verificar as diferenças de desempenho e as correlações existentes entre esta habilidade e a consciência morfológica. Os instrumentos utilizados foram dois testes de Cloze e as Tarefas de Avaliação da Consciência Morfológica. Os resultados indicaram aumento crescente em compreensão de leitura e consciência morfológica, conforme o avanço dos anos escolares. No 2º e 3º ano, os alunos obtiveram maiores escores na consciência morfológica derivacional e no 4º e 5º ano na flexional. Verificaram-se correlações estatisticamente significativas entre essas habilidades apenas no 3º e 5º ano. Sugere-se a continuidade nas investigações sobre o papel da consciência morfológica para o desenvolvimento da compreensão de leitura. 

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Biografia do Autor

Adriana Satico Ferraz, Universidade São Francisco

Pisicóloga. Mestre em Psicologia  pela Universidade São Francisco. 

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade São Francisco

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Ferraz, A. S., & Santos, A. A. A. dos. (2019). Compreensão de leitura e consciência morfológica no ensino fundamental I. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(2), 03–19. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p03

Edição

Seção

Artigos do Conselho Editorial