A preparação de crianças e adolescentes para a adoção: o lugar do estudante de psicologia

Autores

  • Isabel Cristina Gomes Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Lidia Levy Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp157

Palavras-chave:

Formação profissional do psicólogo, Adoção, Psicanálise

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir acerca da participação do estudante de Psicologia, incluído em programa de estágio supervisionado, na preparação de crianças, adolescentes e grupo de irmãos para a inserção em família adotiva. Numa revisão de literatura, propostas interventivas voltadas à preparação tanto no âmbito da adoção nacional quanto da internacional são apresentadas. Por meio de vinhetas clínicas e de um enfoque psicanalítico, discutimos a importância de um diálogo interdisciplinar entre a academia, o judiciário e as instituições de acolhimento voltados para a consolidação dos vínculos entre crianças/adolescentes e os adotantes. Abordamos, ainda, o lugar do terapeuta/estagiário e os limites de sua atuação, constituindo-se em experiência rica para seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para a construção de conhecimento para a área.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Gomes, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo  Profa. Titular do Departamento de Psicologia Clinica do IPUSP.

Lidia Levy, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da PUC-Rio.

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Publicado

2020-01-11

Como Citar

Gomes, I. C., & Levy, L. (2020). A preparação de crianças e adolescentes para a adoção: o lugar do estudante de psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3supl), 157–176. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3suplp157

Edição

Seção

Artigos Originais