Estresse ocupacional em professores moçambicanos da educação inclusiva

Autores

  • Gildo Aliante Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6283-9544
  • Abacar Mussa Universidade Rovuma
  • Angelina Mualaquia Pereira Hospital Central de Nampula

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p162

Palavras-chave:

educação inclusiva, saúde mental, estresse ocupacional.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento em professores da Educação Inclusiva. Participaram do estudo 15 professores moçambicanos que trabalham num Centro de Recursos de Educação Inclusiva na província de Nampula. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto, no qual incluía dados sociodemográficos e profissionais, Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp e algumas questões abertas. A análise de conteúdo categorial das respostas mostrou que os professores perceberam o seu trabalho como estressante. A sintomatologia de estresse foi predominantemente de ordem física. As principais fontes de estresse dos professores foram de natureza situacional. Para fazer face às situações de estresse no trabalho, os professores recorrem essencialmente às estratégias focalizadas na emoção. Sugere-se a modificação do ambiente laboral causador de estresse e a educação e formação dos professores em estratégias de coping.

Palavras-chave: educação inclusiva; saúde mental; estresse ocupacional.

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Biografia do Autor

Gildo Aliante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 

Abacar Mussa, Universidade Rovuma

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - Brasil. Professor da Faculdade  de Educaçao e Psicologia.

Angelina Mualaquia Pereira, Hospital Central de Nampula

Mestre em Educação em Ciências de Saúde pela Universidade Lúrio-Mocambique. Enfermeira do Hospital Central de Nampula - Moçambique.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Aliante, G., Mussa, A., & Pereira, A. M. (2020). Estresse ocupacional em professores moçambicanos da educação inclusiva. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 162–181. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p162

Edição

Seção

Artigos Originais