Construção e validação de instrumento para avaliar conhecimentos de universitários sobre transtorno específico da aprendizagem

Autores

  • Camila Barbosa Ricardi León Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0002-3392-992X
  • Ronê Paiano Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Analice Oliveira Fragoso Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Alisson Rogério Caetano de Siqueira Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0002-6096-8414
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0002-8373-7897

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p121

Palavras-chave:

Pedagogia, Dislexia, Questionário, Educação, Distúrbios da aprendizagem.

Resumo

O Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) caracteriza-se por dificuldades persistentes para desenvolver habilidades acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática, sendo fundamental que professores conheçam suas características. O estudo teve como objetivos construir um questionário que avalia conhecimentos sobre TEAp e verificar suas propriedades psicométricas, mediante estudo piloto com estudantes de pedagogia ingressantes e concluintes. Participaram 178 estudantes, entre 18 e 54 anos, de três instituições de ensino superior particulares. Resultados revelaram índice adequado de consistência interna (Alfa de Cronbach = 0,738). Houve maior conhecimento sobre TEAp dos estudantes concluintes em relação aos ingressantes, porém com resultados baixos em alguns itens. Também houve diferença significativa entre as instituições. Não houve associação dos fatores idade, ano, renda e situação de trabalho, com o nível de conhecimento. Além de contribuir com a criação do questionário, os resultados sinalizam a necessidade de incluir disciplinas sobre TEAp na grade curricular dos cursos de pedagogia.

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Biografia do Autor

Camila Barbosa Ricardi León, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ronê Paiano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Analice Oliveira Fragoso, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Doutoranda pe Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Alisson Rogério Caetano de Siqueira, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Doutorando pe Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora e pós-doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

León, C. B. R., Paiano, R., Fragoso, A. O., Siqueira, A. R. C. de, Teixeira, M. C. T. V., & Seabra, A. G. (2019). Construção e validação de instrumento para avaliar conhecimentos de universitários sobre transtorno específico da aprendizagem. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3), 121–138. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p121

Edição

Seção

Artigos Originais