Potencialidades de um curso em saúde mental: a lógica psicossocial em uma experiência ativa de ensino

Autores

  • Tatiane Guimarães Pereira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2928-293X
  • Patrícia Santos de Souza Delfini Universidade de São Paulo
  • Isabella Teixeira Bastos Universidade de São Paulo
  • Camila Junqueira Muylaert Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1591-8821
  • Alberto Olavo Advíncula Reis Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p243

Palavras-chave:

ensino, saúde mental, saúde pública

Resumo

O artigo objetiva apresentar e discutir a experiência de um curso de difusão científica em Saúde Mental realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O público participante foi composto por profissionais de saúde atuantes em diferentes áreas em todo território brasileiro. O curso visou contextualizar o panorama atual da saúde mental coletiva, apresentando a rede de atenção psicossocial, tendo em vista alcances e desafios presentes nas práticas nesse campo. A metodologia ativa embasou todo seu processo de planejamento e execução. Além da parte teórica, visitas em serviços de saúde mental foram realizadas, o que se mostrou ferramenta potente de conhecimento da realidade e permitiu a reflexão sobre avanços e dificuldades vivenciadas no território a partir do compartilhamento e confronto de realidades. A realização desse curso deixou clara a importância de oferecer espaços de discussão do trabalho que possam promover o protagonismo dos profissionais de saúde mental.

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Biografia do Autor

Tatiane Guimarães Pereira, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Doutora pela Faculdade de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo-USP. Pesquisadora do Laborátorio de Saúde Mental Coletiva LASAMEC. Professora da Universidade de Sorocaba - UNISO. 

Patrícia Santos de Souza Delfini, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP. Pesquisadora do Laborátorio de Saúde Mental Coletiva LASAMEC. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Isabella Teixeira Bastos, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP. Pesquisadora do Laborátorio de Saúde Mental Coletiva LASAMEC. Docente da Universidade Paulista - UNIP.

Camila Junqueira Muylaert, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP. Pós doutora em neurociência - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Alberto Olavo Advíncula Reis, Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP. Coordenador do Laboratório de Saúde Mental Coletiva - LASAMEC – Brasil.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Pereira, T. G., Delfini, P. S. de S., Bastos, I. T., Muylaert, C. J., & Reis, A. O. A. (2020). Potencialidades de um curso em saúde mental: a lógica psicossocial em uma experiência ativa de ensino. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 243–256. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p243

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional