Compreensão de leitura e consciência morfológica em crianças do Ensino Fundamental

Patricia Silva Lucio, Thatiana Helena de Lima, Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Fabián J. M. Rueda

Resumo


O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da idade e escolaridade no desempenho em compreensão leitora e consciência morfológica, assim como o poder preditivo da consciência morfológica no desempenho em compreensão leitora. Participaram 403 estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Ciclos 1 e 2) de uma cidade do interior do Estado do Paraná (54,3% do sexo feminino). Como instrumentos, foram utilizados o Teste de Cloze (texto “Uma vingança infeliz”) e Tarefas de Avaliação da Consciência Morfológica. Os resultados mostraram que tanto a compreensão em leitura quanto a consciência morfológica sofrem influência desenvolvimental e que a consciência morfológica pode predizer entre 23% e 34% da compreensão leitora.


Palavras-chave


teste de Cloze; compreensão leitora; leitura; consciência morfológica; predição

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp112

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Estud. Interdiscip. Psicol.
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