Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp73

Palavras-chave:

universitários, adaptação acadêmica, estilos de aprendizagem

Resumo

O desenvolvimento acadêmico e intelectual esperado em alunos do Ensino Superior pode ser muito favorecido se ele tiver a necessária adaptação a este novo contexto. Nem sempre o processo de adaptação ocorre da forma esperada e, muitas vezes, isso gera a evasão da universidade. A presente pesquisa visa verificar a adaptação acadêmica e os estilos intelectuais de universitários, identificando possíveis diferenças em relação aos cursos escolhidos, bem como analisar as correlações entre as dimensões da adaptação acadêmica e os estilos intelectuais prevalentes. Participaram 628 estudantes de cursos e universidades distintos, que responderam de forma coletiva a duas escalas, uma de avaliação da adaptação acadêmica ao ensino superior, com cinco dimensões: planejamento de carreira, adaptação social, adaptação pessoal/emocional, adaptação ao estudo e adaptação institucional. A outra escala foi para a avaliação dos estilos intelectuais, com treze estilos possíveis. Os resultados indicaram que a dimensão planejamento de carreira foi a que os estudantes pontuaram mais, o mesmo ocorrendo no estilo hierárquico. Diferenças significativas em razão do curso, bem como relações entre as variáveis foram observadas. Os dados são discutidos do ponto de vista da avaliação psicoeducacional.

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Biografia do Autor

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do  da Universidade Estadual de Londrina

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco- SP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora da Universidade São Francisco-SP. 

Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade Estadual de Londrina

Meste em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

Oliveira, K. L. de, Santos, A. A. A. dos, & Inácio, A. L. M. (2018). Adaptação acadêmica e estilos intelectuais no ensino superior. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3supl), 73–89. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp73

Edição

Seção

Artigos Originais