Considerações sobre a formação do psicólogo no brasil: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p97

Palavras-chave:

formação do psicólogo, base de dados, revisão sistemática

Resumo

Objetivamos analisar o estado corrente de produções sobre a formação do psicólogo nas bases SciELO e PePSIC, segundo uma revisão sistemática de 118 artigos, categorizados conforme ano, periódico, autoria, filiação, região, tipo de pesquisa, método e tema. Os resultados demonstram: aumento de produções nesta década; concentração de publicações na revista Psicologia: Ciência e Profissão; ampla variedade de autores e filiações, com proeminência de produções no sudeste; preponderância de metodologias empíricas que usam análise documental; prevalência de temáticas relacionadas à formação acadêmico-científica. Indicamos que existe uma dispersão sobre o que seria formação do psicólogo. Há muitos estudiosos que fazem incursões pontuais sobre o tema. Necessita-se de mais discussões sobre a formação nos interiores brasileiros, que atualmente concentram a maioria de alunos matriculados. Concluímos com um questionamento sobre as diferenças formativas de um psicólogo graduado na capital daquele educado em uma instituição interiorizada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Veiga Prates, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Ellen Araújo Lima Feitosa, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Paulo Souza Monteiro, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

Bernardes, J. (2004). O debate atual sobre a formação em psicologia no Brasil: Permanências, rupturas e cooptações nas políticas educacionais. (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 30 de abril de 2019, de https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17243/1/Jefferson%20de%20Souza%20Bernardes.pdf.

Chaves, V., & Amaral, N. (2016). Política de expansão da educação superior no Brasil - o PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado. Educação em Revista, 32(4), 49-72. doi:10.1590/0102-4698162030

Cirani, C., Campanario, M., & Silva, H. (2015). A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: Análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 20(1), 163-187. doi:10.590/S1414-40772015000500011

Conselho Nacional de Educação. (2004). Resolução nº 8 de 07 de Maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia. Brasília: Diário Oficinal da União. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces08_04.pdf.

Costa, A., & Zoltowski, A. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In S. Koller, M. Couto, & J. Hohendorff (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55-70). Porto Alegre, RS: Penso.

Costa, J., Costa, A., Lima, F., Seixas, P., Pessanha, V., & Yamamoto, O. (2012). A produção científica sobre a formação do psicólogo no Brasil. Psicologia em Pesquisa, 6(2), 130-138. doi:10.5327/Z1982-12472012000200006

Costa, J., Amorin, K., Pessanha, V., & Yamamoto, O. (2012). Quem estuda a formação do psicólogo no Brasil? Arquivos Brasileiros de Psicologia, 64(2), 02-18. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672012000200002&lng=pt&tlng=pt.

Cury, B., & Ferreira Neto, J. (2015). Do currículo mínimo às diretrizes curriculares: Os estágios na formação do psicólogo. Psicologia em Revista, 20(3). doi: 10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P494

Ferreira Neto, J. (2004). A formação do psicólogo: Clínica, social e mercado. São Paulo: Escuta.

Ferreira Neto, J. (2010). Uma genealogia da formação do psicólogo brasileiro. Memorandum, 18, 130-142. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a18/ferreiraneto01.pdf.

Ferreira Neto, J. (2017). Psicologia, políticas públicas e o SUS. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: FAPEMIG.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2016). Sinopse estatística da educação superior 2015. Brasília: INEP. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2015.zip.

Leite, D., Andrade., A., & Bosi, M. (2013). A inserção da Psicologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 23(4), 1167-1187. doi:10.1590/S0103-73312013000400008.

Macedo, J, & Dimenstein, M. (2011). Expansão e interiorização da Psicologia: Reorganização dos saberes e poderes na atualidade. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(2), 296-313. doi:10.1590/S1414-98932011000200008

Mancebo, D., Valle, A., & Martins, T. (2015). Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, 20(80), 31-50. doi: 10.1590/S1413-24782015206003

Ministério da Educação. (1996). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília: Diário Oficial da União. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2007). Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS). Brasília.

Packer, A., Cop, N., Luccisano, A., Ramalho, A., & Spinak, E. (Eds.). (2014). SciELO – 15 anos de acesso aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO.

Pardo, M., Mangieri, R., & Nucci, M. (1998). Construção de um modelo para análise da formação profissional do psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 18(3), 14-21. doi:10.1590/S1414-98931998000300003

PePSIC. (2017). PePSIC – critérios para inclusão de revistas. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/.
Psicologia: Ciência e Profissão. (2017). Sobre nós. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://www.scielo.br/revistas/pcp/paboutj.htm.

Psicologia: Ensino e Formação. (2017). Sobre nós. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/revistas/pef/paboutj.htm.

Psicologia Escolar e Educacional. (2017). Sobre nós. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://www.scielo.br/revistas/pee/paboutj.htm.

Rudá, C., Coutinho, D., & Almeida Filho, N. (2015). Formação em psicologia no Brasil: O período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum, 29, 58-95. Recuperado em 30 de abril de 2019, de http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/wp-content/uploads/2015/11/rudacoutinhoalmeidafilho01.pdf.

Witter, G., & Ferreira, A. (2005). Formação do psicólogo hoje. In Conselho Federal de Psicologia (Ed.), Psicólogo brasileiro: construção de novos espaços (pp. 15-39). Campinas: Alínea.

Yamamoto, O., H., Souza, C., & Yamamoto, M. (1999). A produção científica na psicologia: Uma análise dos periódicos brasileiros no período 1990-1997. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12(2), 549-565. doi:10.1590/S0102-79721999000200019

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

Prates, B. V., Feitosa, E. A. L., Monteiro, P. S., & Castelo Branco, P. C. (2019). Considerações sobre a formação do psicólogo no brasil: revisão sistemática. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(2), 97–115. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p97

Edição

Seção

Artigos Originais