Uma leitura psicanalítica da gravidez na adolescência

Autores

  • Amanda Carvalho Dias Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Mary Yoko Okamoto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0001-8844-7138

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p190

Palavras-chave:

adolescência, gestação, família, desejo, maternidade

Resumo

Tanto a gestação quanto a adolescência são vividas de diferentes formas nos diversos contextos sociais e culturais. A partir da constituição familiar que a adolescente se sentirá mulher em determinados grupos. Buscamos entender o desejo pela gestação e o lugar ocupado pelo filho no imaginário materno, e assim, compreender quais ideias de ego familiar constituíram-se em torno da filiação e como se construíram em suas vidas. Para isso, realizamos entrevistas semidirigidas e elaboramos uma Linha do Tempo Familiar com seis gestantes de 14 a 18 anos. A análise destas nos mostrou a gestação na adolescência como um desejo e uma possibilidade de ascensão social. O filho traz a esperança da reconstrução das vivências infantis das entrevistadas e a sensação de segurança e vínculo inabalável. Com isso, reafirmamos a necessidade de uma reformulação nos projetos sociais para a população de baixa renda, que considere os jovens globalmente, possibilitando-lhes autonomia e reflexões.

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Biografia do Autor

Amanda Carvalho Dias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Assis

Mary Yoko Okamoto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Dias, A. C., & Okamoto, M. Y. (2019). Uma leitura psicanalítica da gravidez na adolescência. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 190–208. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p190

Edição

Seção

Artigos Originais