Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p237

Palavras-chave:

ligas acadêmicas, psicologia da saúde, educação em saúde

Resumo

O número de ligas acadêmicas, definidas como organizações estudantis sem fins lucrativos, vêm crescendo no Brasil. No entanto, têm operado muitas vezes de modo incoerente com os objetivos preconizados pelo tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, sendo motivo de críticas constantes quando implementadas sem um processo crítico-reflexivo. O presente relato visa apresentar a experiência da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (LAPS) em uma universidade no interior do Estado de São Paulo, destacando as práticas realizadas, os desafios e relevância deste novo recurso na formação do futuro psicólogo. Foi possível identificar que a LAPS contribuiu para a população local por meio da educação em saúde e que seus os desafios estão especialmente voltados à pesquisa. Nesse sentido, são necessários investimentos em produção científica e nos órgãos de representatividade das ligas universitárias, uma vez que as mesmas estão se apresentando como importantes ferramentas para a qualificação do futuro profissional.

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Biografia do Autor

Leonardo Santos de Souza, Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE

Psicólogo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Pós-graduando em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). 

Cinthia de Sousa Noguchi, Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE

Mestranda pelo Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Educação pela UNOESTE.

Lucas Bondezan Alvares, Universidade do Oeste Paulista- UNOESTE

Mestrado Profissional em Educação das Profissões da Saúde pela PUC/SP. Professor na UNOESTE. 

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Santos de Souza, L., de Sousa Noguchi, C., & Bondezan Alvares, L. (2019). Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em Psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 237–251. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p237

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional