Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental I

Autores

  • Adriana Satico Ferraz Universidade São Francisco, Campus Campinas/SP https://orcid.org/0000-0002-9856-0094
  • Lucicleide Maria de Cantalice Universidade São Francisco, Campus Itatiba/SP
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco, Campus Campinas/S

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p173

Palavras-chave:

avaliação psicológica, escola, leitura, metas de realização.

Resumo

O presente estudo investigou a associação da motivação para aprender na perspectiva das metas de realização (meta aprender e metas performances aproximação e evitação) com a compreensão de leitura. Participaram 98 alunos do 3° ao 5° ano do fundamental de duas escolas públicas do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem e o teste de Cloze, aplicados coletivamente. Os resultados revelaram a existência de correlações significativas, positivas e de magnitude fraca, entre as metas performances e a compreensão de leitura. Correlações similares foram identificadas entre as notas de língua portuguesa e matemática e os escores da compreensão de leitura. Foram identificadas diferenças significativas para a adoção das metas performances relativas ao nível de compreensão de leitura e o ano escolar. Sugere-se a continuidade das investigações acerca das metas de realização para se ampliar o entendimento sobre os aspectos emocionais ligados à aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriana Satico Ferraz, Universidade São Francisco, Campus Campinas/SP

Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco, Campus Itatiba.

Lucicleide Maria de Cantalice, Universidade São Francisco, Campus Itatiba/SP

Mestre em Avaliação Psicoeducacional pela Universidade São Francisco - Itatiba. Professor da Universidade São Francisco - Itatiba.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Campus Campinas/S

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade São Francisco 

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Ferraz, A. S., Cantalice, L. M. de, & Santos, A. A. A. dos. (2019). Motivação para aprender e compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental I. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 173–189. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p173

Edição

Seção

Artigos Originais