A criança diante da morte: desafios

Autores

  • Alex da Silva Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA http://orcid.org/0000-0001-9800-4787
  • Jena Hanay Araújo de Oliveira Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

luto, criança, psicologia

Resumo

O livro “A Criança Diante da Morte: Desafios” busca problematizar indagações que inquietam pesquisadores, familiares, e profissionais de assistência atuais, tais como: Quando começa o processo de descoberta da morte na infância? Em suas diferentes fases do desenvolvimento, como a criança lida com a experiência de morte? Como a experiência com a morte interfere no desenvolvimento global da criança? Para discutir tais questões o livro encontra-se organizado em duas grandes partes. A parte I discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio cognitivo, neste eixo o desenvolvimento do conceito de morte na criança é investigado a partir da idade cronológica, do desenvolvimento cognitivo e de situações socioexperenciais de confronto com a morte. Já a parte II expõe e discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio afetivo e simbólico para a criança, neste eixo são tomadas como referência a experiência de luto na infância. O livro traz ainda um breve capítulo que condensa exclusivamente estudos brasileiros sobre o desenvolvimento do conceito de morte na criança.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex da Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Jena Hanay Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Sousa, A. da S., & de Oliveira, J. H. A. (2018). A criança diante da morte: desafios. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(1), 157–160. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515

Edição

Seção

Resenhas