Diferenças nas práticas parentais de pais e mães e a percepção dos filhos adolescentes

Autores

  • Fátima de Almeida Maia Universidade Salgado de Oliveira http://orcid.org/0000-0002-7035-3405
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p59

Palavras-chave:

práticas parentais, estilos parentais, ensino fundamental.

Resumo

O estudo objetivou comparar a percepção das práticas parentais de pais e mães com a percepção dos filhos sobre essas práticas. Participaram 154 estudantes do 6º ano, com idades entre 9 a 15 anos (M = 11,5; DP = 0,8), 29 pais e 125 mães. Foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais (IEP). Foram encontradas diferenças nas médias das percepções de mães, pais e da percepção dos filhos sobre o estilo parental dos pais e mães. As mães avaliaram seu estilo parental de forma mais positiva, enquanto os pais avaliaram seu estilo de forma mais negativa, em comparação à percepção dos filhos. Os resultados refletem a importância da função parental exercida por mães e pais em famílias majoritariamente não nucleares indicando que as práticas positivas podem desenvolver habilidades sociais que valorizem os vínculos estabelecidos entre pais e filhos e estimulem interações sociais futuras mais relevantes.

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Biografia do Autor

Fátima de Almeida Maia, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em psicologia e doutoranda em psicologia

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris. Professora do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Maia, F. de A., & Soares, A. B. (2019). Diferenças nas práticas parentais de pais e mães e a percepção dos filhos adolescentes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 59–82. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p59

Edição

Seção

Artigos Originais