”Espelho, espelho meu”: reflexos do narcisismo na publicidade

Autores

  • Bruna Rabello de Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-7814-8182
  • Christiane Maria Sagebin Albuquerque de Miranda Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p126

Palavras-chave:

Narcisismo, Publicidade, Sociedade, Sofrimento Psíquico

Resumo

Este artigo discute a relação entre publicidade e narcisismo, a partir da teoria psicanalítica, visando problematizar a questão do sofrimento narcísico na atualidade. Pretende compreender a influência do contexto social na promoção ou perpetuação do sofrimento psíquico e o papel da publicidade nesse contexto.  Para ilustrar o que é “vendido” além do real produto na publicidade foram utilizados nove slogans. Conclui-se que a constante imposição de ideais narcísicos inalcançáveis pela publicidade, somados a uma sociedade com sujeitos que se utilizam de defesas narcísicas, como forma de se protegerem da instabilidade e da insegurança, gera um crescente desinvestimento narcísico dos objetos e um incremento das pulsões libidinais voltadas ao próprio ego, resultando no que Green (1988) denomina “narcisismo de morte”.

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Biografia do Autor

Bruna Rabello de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Christiane Maria Sagebin Albuquerque de Miranda, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Rabello de Moraes, B., & Sagebin Albuquerque de Miranda, C. M. (2018). ”Espelho, espelho meu”: reflexos do narcisismo na publicidade. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(1), 126–142. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p126

Edição

Seção

Artigos Originais