Intervenção em orientação profissional em estudantes de escolas públicas brasileiras: uma revisão narrativa

Autores

  • Bruna Pessenda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -
  • Thais de Souza Mascotti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-8679-1645
  • Hugo Ferrari Cardoso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0003-1960-2936

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p123

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Intervenção, Escola pública

Resumo

Programas de intervenção em Orientação Profissional (OP) nas escolas públicas podem fornecer oportunidades de os estudantes discutirem sobre a sociedade, o mundo do trabalho e os significados da escolha profissional, o que possivelmente os prepararia para uma entrada mais crítica e consciente no mundo do trabalho. Assim, este estudo visou realizar uma revisão narrativa de artigos nacionais voltados para grupos de intervenção em OP. Para tanto, foi pesquisado em duas bases de dados (Pepsic e Scielo) as palavras-chave “orientação profissional” e “orientação vocacional”. O critério de seleção para análise dos artigos foi que contivessem intervenções em OP em alunos matriculados no ensino regular de escolas públicas. Foram encontrados apenas três artigos nas bases de dados pesquisadas, mostrando que se tem a necessidade de mais pesquisas, teorias e modelos que correspondam à realidade de escolas públicas, uma vez que tais pesquisas poderiam apontar novos rumos a serem tomados pela OP.

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Biografia do Autor

Bruna Pessenda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -

Graduação em Psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -

Thais de Souza Mascotti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" 

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado e Pós-doutorado pela Universidade São Francisco. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Pessenda, B., Mascotti, T. de S., & Cardoso, H. F. (2018). Intervenção em orientação profissional em estudantes de escolas públicas brasileiras: uma revisão narrativa. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3), 123–138. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3p123

Edição

Seção

Artigos Originais