Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e práticas de agricultura sustentável: contribuições da Análise do Comportamento

Autores

  • Thainara Granero de Melo Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-9898-1289
  • Diana Catherin Mercado González Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n2p20

Palavras-chave:

Pagamento por Serviços Ambientais, Políticas Públicas, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável, Análise do Comportamento

Resumo

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é uma estratégia utilizada desde o final da década de 1990 para recompensar os serviços ambientais prestados por agricultores, financiando ações de recomposição da vegetação em áreas desmatadas, práticas agrícolas de baixo impacto já desempenhadas, e incentivando para que estes passem a adotar práticas sustentáveis de agricultura. O objetivo deste artigo é conhecer os princípios contidos nas estratégias de PSA para a solução de problemas ambientais, bem como discutir como são implantados na prática, a partir da interpretação analítico-comportamental de uma experiência de PSA na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Reconhece-se os argumentos que validam os ganhos ambientais obtidos, e considera-se a necessidade de problematizar a suficiência dos incentivos financeiros na promoção de mudanças comportamentais e sua manutenção ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

Thainara Granero de Melo, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do GT Trabalho e Processos Organizativos na Contemporaneidade da ANPEPP

Diana Catherin Mercado González, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Granero de Melo, T., & Mercado González, D. C. (2017). Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e práticas de agricultura sustentável: contribuições da Análise do Comportamento. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 8(2), 20–42. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n2p20

Edição

Seção

Artigos Originais