Percepções de egressos do bacharelado interdisciplinar no curso de Psicologia da UFBA

Autores

  • Denise M. B. Coutinho Universidade Federal da Bahia
  • Monica Lima de Jesus Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p86

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação do Psicólogo, Educação Superior

Resumo

Neste trabalho, analisam-se percepções construídas pelos egressos do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades (BI-H) na transição para o curso de Psicologia da UFBA a respeito da preparação e acesso à universidade e à experiência de ser estudante do BI. O modelo metodológico é o estudo de caso, sendo o caso a primeira turma de egressos de 2012. Foram entrevistados individualmente todos os 13 egressos daquela turma. Observou-se a importância atribuída à entrada no BI para escolha profissional, apesar do desconhecimento inicial sobre a proposta do BI, sua dinâmica e funcionamento. A experiência de ser estudante BI despertou o interesse pela formação interdisciplinar e o seguimento desse interesse na formação profissionalizante. Em que pesem os desafios do novo desenho curricular, a formação interdisciplinar foi percebida como positiva por todos os participantes e o crescimento pessoal-acadêmico gerado no BI foi reconhecidamente valorizado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise M. B. Coutinho, Universidade Federal da Bahia

Professora associada do Instituto de Psicologia da UFBA.  Pós-Doutorado na Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutora em Letras e Linguística pela UFBA.

Monica Lima de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Saúde Pública/Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (UFBA), Pos-doutorado em Psicologia Social pela Universidad Antónoma de Barcelona (UAB). Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

Referências

Almeida-Filho, N., & Coutinho, D. (2011). Nova arquitetura curricular na universidade Brasileira. Ciência e Cultura, 63(1), 4-5. http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252011000100002

Arruda, A. (2011). Políticas da educação superior no Brasil: Expansão e democratização: Um debate contemporâneo. Espaço do Currículo, 3(2), 501-510.

Barbosa, R. L. L., & Catani, D. B. (2003). Formar educadores – Desafio para todos os tempos. In R. Barbosa (Ed.), Formação de educadores: Desafios e perspectivas (pp. 11-21). São Paulo, SP: UNESP.

Barreto, M. A., & Aiello-Vaisberg, T. (2007). Escolha profissional e dramática do viver adolescente. Psicologia & Sociedade, 19(1), 107-114. doi:10.1590/S0102-71822007000100015

Bibeau, G., & Corin, E. (1995). Beyond textuality. Ascetism and violence in anthropological interpretation approaches to semiotics series. Berlin, Germany: Mouton de Gruyter.

Brasil, V., Felipe, C., Nora, M., & Favretto, R. (2012). Orientação profissional e planejamento de carreira para universitários. Cadernos Acadêmicos, 4(1), 117-131, dez. 2012.

Brasileiro, T., & Souza, M. (2010). Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: Um estudo da formação de psicólogos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14(1), Janeiro/Junho, 105-120.

Bueno, J. (1993). A evasão de alunos. Paidéia (Ribeirão Preto), (5), 9-16. doi:10.1590/S0103-863X1993000200002

Carvalho, C. (2014). Política para a educação superior no governo Lula - Expansão e financiamento. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (58), 209-244. doi:10.11606/issn.2316-901X.v0i58p209-24.

Cervantes, A. O., & Diez-Martínez, E. (2011) Relación entre primera y segunda aspiración ocupacional: ¿Vocación o educación? Revista Mexicana de Orientación Educativa, México, 8(21), 51-59.

Côco, V., Soares, L., Bragança, N., & Cardoso, R. (2013). Juventude e ensino superior: Impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares. EccoS – Revista Científica, São Paulo, (32), 33-50. doi:10.5585/EccoS.n32.4294

Costa, J. (2007). Orientação profissional: Um outro olhar. Psicologia USP, 18(4), 79-87.

Coulon, A. (2008). A condição de estudante: A entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA.

Dias, M., & Soares, D. (2012). A escolha profissional no direcionamento da carreira dos universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(2), 272-283. doi:10.1590/S1414-98932012000200002

Gondim, S. (2002). Perfil profissional e mercado de trabalho: Relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia (Natal), 7(2), 299-309. doi:10.1590/S1413-294X2002000200011

Guerra, A. & Zwick, E. (2013). A interdisciplinaridade no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG: Desafios e possibilidade sob a ótica dos egressos. In T. Gambi, D. Consentino, & B. Gaydeczka, O desafio da interdisciplinaridade: Reflexões sobre do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG (pp. 105-118). Belo Horizonte, MG: Fino Traço.

Lemos, C., Bueno, J., Silva, P., & Genicolo, V. (2007). Referenciais de carreira e identidade profissional em estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(2), 208-223. doi:10.1590/S1414-98932007000200004

Lima, M. & Coutinho, D. (2009). Projeto Pedagógico da Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC-ESCH). Instituto de Psicologia/Universidade Federal da Bahia (Digitalizado).

Lima, M., Coutinho, D., Andrade, J., & Lopez, F. (2016). Trajetórias acadêmicas de estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares e do curso de Psicologia: Análise de históricos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(91), 395-423. doi:10.1590/S0104-40362016000200007

Lima, M., Coutinho, D., & Santos, V. (2015). Trajetórias interrompidas no curso de psicologia em relação ao Bacharelado Interdisciplinar na UFBA. Camine, Caminhos da Educação, 7(2), 30-51.

Loyola, L., Soares, M., & Verissimo, L. (2010). A Formação do aluno na graduação em psicologia pela pedagogia de Paulo Freire. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(3), 588-603. doi:10.1590/S1414-98932010000300011

Macedo, B. T. F. (2014). História da universidade no Brasil: Uma análise dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Bahia.

Matos, M. (2016). A formação em Bacharelado Interdisciplinar e suas contribuições na escolha profissional em Psicologia. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Bahia.

Mazer, S. M. & Melo-Silva, L. L. (2010). Identidade profissional do psicólogo: Uma revisão da produção científica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(2), 276-295. doi:10.1590/S1414-98932010000200005

Mazoni, I., Custódio, L., & Sampaio, S. (2011). O Bacharelado Interdisciplinar: O que dizem os estudantes?. In S. Sampaio (Ed.), Observatório da vida estudantil: Primeiros estudos (pp. 229-248). Salvador, Ba: EDUFBA.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior (2004). Resolução Nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DF: MEC.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior (2011). Resolução Nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores em Psicologia. Brasília, DF: MEC.

Ojeda, B., Creutzberg, M., Feoli, A., Melo, D., & Corbellini, V. (2009). Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: A escolha profissional. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 17(3), 396-402. doi:10.1590/S0104-11692009000300018

Santos, G. & Silva, L. (2011). A evasão na educação superior entre o debate social e o objeto de pesquisa. In S. Sampaio (Ed.), Observatório da vida estudantil: Primeiros escritos (pp. 249-262). Salvador, BA: EDUFBA.

Soares, L. (2011). Ética e dialogicidade na formação do psicólogo. Psicologia: Ensino & Formação, 2(1), 77-93.

Sousa Santos, B. & Almeida-Filho, N. (2008). A universidade no século XXI: Para uma universidade nova. Coimbra: Almedina.

Souza, F., Mendes, K., Fonseca, J., & Dalbello-Araújo, M. (2012). Ver–Sus: Relato de vivências na formação de psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(1), 174-187. doi:10.1590/S1414-98932012000100013

Teixeira, A. M. F. (2011). Entre a escola pública e a universidade, longa travessia para jovens de origem popular. In S. M. R. Sampaio (Ed.), Observatório da vida estudantil: Primeiros estudos (pp. 26-51). Salvador, Ba: EDUFBA.

Teixeira, C. F., Coelho, M. T., & Rocha, M. N. (2013). Bacharelado interdisciplinar: Uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, 18(6), 1635-1646.

Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades. Artes e Ciências Professor Milton Santos (2010). Projeto Pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos – IHAC. Digitalizado, 48p.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Coutinho, D. M. B., & de Jesus, M. L. (2018). Percepções de egressos do bacharelado interdisciplinar no curso de Psicologia da UFBA. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(1), 86–107. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p86

Edição

Seção

Artigos Originais