Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leitura

Autores

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0002-8599-7465
  • Rebecca Magalhães Monteiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p86

Palavras-chave:

Compreensão de Leitura, Escrita, Ensino Fundamental, Avaliação Psicoeducacional.

Resumo

O Cloze tem sido usado como uma medida de compreensão de leitura pela omissão de algumas palavras de um texto, que devem ser completadas pelo leitor. Este trabalho buscou evidência de validade para dois textos baseados na técnica de Cloze por meio da correlação com a Escala de Avaliação da Escrita – EAVE, assim como procurou explorar as diferenças de desempenho no Cloze em subgrupos de alunos, formados com base na pontuação da EAVE. Participaram da pesquisa 92 crianças procedentes de uma escola pública do estado de São Paulo com idades entre 7 e 10 anos. Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze e a EAVE. Os resultados indicaram uma correlação moderada e significativa entre os textos do Cloze e a EAVE evidenciando a convergência entre os construtos. Além disso, alunos com desempenho fraco na EAVE obtiveram baixo rendimento no Cloze.

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Biografia do Autor

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade São Francisco na graduação

Rebecca Magalhães Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora pela Universidade São Francisco. Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2016-10-31

Como Citar

Santos, A. A. A. dos, & Monteiro, R. M. (2016). Validade do Cloze enquanto técnica de avaliação da compreensão de leitura. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(2), 86–100. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n2p86

Edição

Seção

Artigos Originais