Formação profissional: as vivências dos jovens em um programa de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n1p02

Palavras-chave:

formação profissional, política pública, juventude

Resumo

Este artigo objetiva analisar as vivências de um grupo de jovens participantes de uma experiência de formação profissional no Programa Jovem Aprendiz (PJA). Utilizou-se metodologia qualitativa e entrevista semiestruturada, analisada através da análise de conteúdo temática. Participaram 20 jovens com idades entre 15 e 22 anos. Os dados mostram que, apesar de não demandarem a inserção no PJA, os jovens aliaram suas necessidades financeiras e das famílias ao discurso do mercado de que é necessário ter experiência para se conseguir um emprego. As vivências no PJA fizeram com que percebessem que tiveram oportunidade de: ter formação profissional; adquirir experiência; aprender técnicas bancárias; conseguir o primeiro emprego. Interpretam que precisam agarrar essa oportunidade e, diante disso, reagem, com sofrimento, ao peso da responsabilidade de que não podem falhar.

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Biografia do Autor

Manuella Castelo Branco Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba

Maria de Fatima Pereira Alberto, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

Pessoa, M. C. B., & Alberto, M. de F. P. (2015). Formação profissional: as vivências dos jovens em um programa de aprendizagem. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 6(1), 02–20. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n1p02

Edição

Seção

Artigos Originais