Teste de Bender (B-SPG) e DFH-escala Sisto: Validade por grupos contrastantes

Autores

  • Daniel Bartholomeu UNISAL
  • Juliana Francisca Cecato Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • José Maria Montiel Anhanguera Educacional
  • Afonso Antonio Machado UNESP - Rio Claro
  • Fermino Fernandes Sisto Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p241

Palavras-chave:

, avaliação psicológica, teste de Bender, desenho da figura humana, psicodiagnóstico, desenvolvimento humano

Resumo

Este trabalho investigou evidências de validade por grupos contrastantes para o Teste de Bender (B-SPG) e o DFH-Escala Sisto. Os instrumentos foram aplicados a 244 alunos, 50,4% meninos, com idades de sete a 10 anos, média de oito anos (DP=1,08) que cursavam de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os testes foram aplicados coletivamente, sendo que no caso do Bender as figuras foram projetadas no quadro negro para que pudessem ser copiadas pelas crianças. Foram evidenciadas diferenças entre os grupos extremos do DFH em relação ao escore do teste de Bender em todas as situações estudadas. Concluiu-se que o Teste Gestáltico fornece uma estimativa das capacidades intelectuais de crianças e diferencia aquelas com maiores pontuações no DFH das com menores pontuações nesse teste.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Bartholomeu, UNISAL

Daniel Bartholomeu é psicólogo, mestre e doutor em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. É colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). Atua como docente na Faculdade Anhanguera de Jundiaí e no Centro Universitário Salesiano de Americana onde coordena o Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LAPENC).

Juliana Francisca Cecato, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Juliana F. Cecato – Bióloga, discente do curso de Psicologia – Anhanguera Educacional, mestranda do Programa de Pós Graduação - Faculdade de Medicina de Jundiaí.

José Maria Montiel, Anhanguera Educacional

José Maria Montiel - Psicólogo, especialista em Diagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental – Universidade São Francisco. Programa de Pós-Graduação e membro do Núcleo de Pesquisa do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE) - Anhanguera Educacional. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LAPENC) UNISAL.

Afonso Antonio Machado, UNESP - Rio Claro

Afonso Antonio Machado - formado pela PUC em Educação Física, tendo realizado seu doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. É livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (UNESP – Rio Claro), onde ministra aulas na graduação e pós-graduação.

Fermino Fernandes Sisto, Universidade São Francisco

Fermino Fernandes Sisto é doutor pela Universidad Complutense de Madrid, Livre docente pela Unicamp e docente do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade São Francisco. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional.

Downloads

Publicado

2013-02-12

Como Citar

Bartholomeu, D., Cecato, J. F., Montiel, J. M., Machado, A. A., & Sisto, F. F. (2013). Teste de Bender (B-SPG) e DFH-escala Sisto: Validade por grupos contrastantes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 3(2), 241–257. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p241

Edição

Seção

Artigos Originais