Agressividade e inteligência na adolescência

Autores

  • Juliana Munique de Souza Siqueira Universidade São Francisco
  • Claudette Maria Medeiros Vendramini Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0001-8481-2353

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p215

Palavras-chave:

adolescente, desenvolvimento cognitivo, interação social

Resumo

Este estudo objetivou analisar a agressividade e a inteligência na adolescência e verificar se existe associação entre essas variáveis. A agressividade é inerente à natureza humana e colabora no processo de construção da personalidade influenciando os comportamentos de forma positiva ou negativa. A inteligência se refere à habilidade cognitiva que cada indivíduo possui e contribui para o estabelecimento de relações sociais. Na adolescência tanto a agressividade quanto a inteligência se tornam mais evidentes devido às transformações desta fase do desenvolvimento. Participaram desta pesquisa 35 adolescentes de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram a Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5 e a Escala de Agressividade para Crianças e Jovens. Os resultados indicaram que não existe relação entre agressividade e inteligência. No entanto, com base na literatura essas variáveis se inter-relacionam. Sendo assim, sugere-se que esta pesquisa seja ampliada com a utilização de outros instrumentos psicológicos.

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Biografia do Autor

Juliana Munique de Souza Siqueira, Universidade São Francisco

Psicóloga graduada na Universidade São Francisco

Claudette Maria Medeiros Vendramini, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora associada doutora da graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.

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Publicado

2013-02-03

Como Citar

Siqueira, J. M. de S., & Vendramini, C. M. M. (2013). Agressividade e inteligência na adolescência. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 3(2), 215–232. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p215

Edição

Seção

Artigos Originais