Sociometria e habilidades sociais em alunos do ensino médio

Daniel Bartholomeu, José Maria Montiel, Fernando Pessotto

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo verificar as correlações entre habilidades sociais e aceitação entre os pares tanto para a situação de estudar como de sair.  Foram avaliados 45 adolescentes de 16 a 18 anos, todos provenientes de uma escola particular de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais e o Questionário Sociométrico de forma coletiva aos alunos previamente autorizados. Foram encontradas apenas correlações significativas entre as medidas sociométricas e o IHS na amostra masculina. A descoberta desse tipo de associação pode fornecer dados úteis no planejamento de programas de intervenção em habilidades sociais com vistas a aumentar a coesão grupal.

Palavras-chave


sociometria; habilidades sociais; evidências de validade

Texto completo:

PDF

Referências


Anastasi, A. & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed Editora.

Bartholomeu, D., Carvalho, L. F., Silva, M. C. R., Miguel, F. K., & Machado, A. A. (2011). Aceitação e Rejeição entre pares e habilidades sociais em universitários. Estudos de Psicologia (UFRN), 16(2), 155-162.

Caballo, V. E. (1993). La multidimensionalidad conductual de las Habilidades Sociales: Propiedades psicométricas de una medida de autoinforme. EMESM. Psicología Conductual, 1, 221-231.

Caballo, V. E. (1998). Manual para el tratamiento cognitivo-conductual de los transtornos psicológicos: Formulation clinica, medicina conductual y trastornos de relación, vol. 2. Madrid: Siglo XXI.

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos. Caballo, V. E. (2007). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos. 2ª reimpressão.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette A. (1996). Habilidades sociais: uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 9, 287-309.

Del Prette, Z. A . P. & Del Prette, A . (1996). Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional. Em: Wechsler, S. (Org.). Psicologia: Pesquisa, Formação e Prática. Campinas: Alínea, 139-156.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais (HIS-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Terapia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes.

Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Barreto, M. C. M. (1999). Habilidades sociales en la formación del psicólogo: Análisis de un programa de intervención. Psicología Conductual (Espanha), 7, 27-47.

Dimitrov, V. & Ebsary, R. (1999). Autopoiese intrapessoal. São Paulo: IECPS. Disponível em: . Acesso em 28 Fev. 2008.

Fox, J. (2002). O essencial de Moreno: Textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. São Paulo: Ágora.

Guilford, J. P., & Fruchter, B. (1978). Fundamental statistics in psychology and education (6th ed.). New York: McGraw-Hill.

Morais, M. L. S., Otta, E., & Scala, C. T. (2001). Status sociométrico e avaliação de características comportamentais: um estudo de competência social em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14, 119-131.

Moreno, J. L. (1972). Fundamentos de la sociometria. Buenos Aires: Editorial.

Moreno, J. L. (1992). Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Editora Dimensão. Vol. 1.

Moreno, J. L. (1993). Psicodrama. São Paulo: Ed. Cultrix. Piaget, J. (1973). Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Fiorense




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Estud. Interdiscip. Psicol.
E-mail: revistaeip@uel.br
E-ISSN: 2236-6407
DOI: 10.5433/2236-6407 

 Esta obra está licenciada com uma licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)