Atribuição de causalidade no ensino superior: Análise da produção científica

Autores

  • Danielle Ribeiro Ganda Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0001-7597-6487

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p2

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da produção científica acerca das atribuições de causalidade de estudantes de ensino superior, com ênfase nos cursos de formação de professores. Nesse sentido, foi feito um levantamento das pesquisas envolvendo alunos universitários e professores em exercício, publicadas na literatura internacional e nacional, no período entre 1998 e 2011. Os resultados mostraram que há um maior número de trabalhos realizados internacionalmente. Constatou-se também que há poucos estudos relacionados às atribuições causais de alunos no curso de formação de professores e de docentes na ativa. De forma geral, o exame das relações entre as crenças atribuicionais e variáveis psicológicas como motivação, emoção e comportamento predominou entre as pesquisas identificadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Ribeiro Ganda, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Educação na área de concentração Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

PhD em Educação pela University of Southern California. Professora associada e livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Referências

Boruchovitch, E. (1994). As variáveis psicológicas e o processo de aprendizagem: uma contribuição para a Psicologia Escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10(1), 111-128.

Boruchovitch, E. & Martini, M. L. (1997). As atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar e a motivação para a aprendizagem de crianças brasileiras. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 49(3), 59-71.

Brady, K., & Woolfson, L. (2008). What factors influence teacher attributions for children’s difficulties in learning? British Journal of Educational Psychology, 78(4), 115-121.

Cortés-Suárez, G. & Sandiford, J. R. (2008). Causal attributions for success or failure of students in college algebra. Community College Journal of Research and Practice, 32, 325–346.

Ferla, J.; Valcke, M.; Schuyten, G. (2009). Student models of learning and their impact on study strategies. Studies in Higher Education, 34(2),185-202.

Formiga, N. (2004). Atribuição de causalidade e rendimento acadêmico: predição e diferença em alunos da universidade pública e privada. Revista de Psicologia da UNC, 2(1), 3-14.

Ganda, D. R. (2011). Atribuições de Causalidade e Estratégias Autoprejudiciais de Alunos de Curso de Formação de Professores. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. São Paulo, Brasil.

Ganda, D. R. & Boruchovitch, E. (2010). As Atribuições de Causalidade para o Sucesso e Fracasso acadêmico de Alunos de um Curso de Pedagogia. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED. Londrina, PR.

Graham, S. & Weiner, B. (1996). Theories e Principles of motivation. In: D. C. Berliner & R. C. Calfee (Orgs.), Handbook of Educational Psychology (pp. 63-84). New York: Simon & Schuster Macmillan.

Hamilton, R. J. & Akhter S. (2003). Psychometric Properties of the Multidimensional-Multiattributional Causality Scale. Educational and Psychological Measurement, 62(5), 802-817.

Haugen, R., Lund, T., Ommundsen, Y. (2008). Personality Dispositions, Expectancy and Context in Attributional Thinking. Scandinavian Journal of Educational Research, 52(2), 171-185.

Heider, F. (1944). Social perception and phenomenal causality. Psychological Review, 51, 358-374.

Heider, F. (1958). The Psychology of interpersonal relations. New York: Wiley.

Martini, M. L. & Boruchovitch, E. (2004). A teoria da atribuição de causalidade: contribuições para a formação e atuação de educadores. Campinas: Alínea.

Martini, M. L., Del Prette, Z. A. P. (2002) Atribuições de Causalidade para o sucesso e fracasso escolar dos seus alunos por professores do ensino fundamental. Interação em Psicologia, 6(2), 149-156.

Martini, M. L. & Del Prette, Z. (2005). Atribuições de causalidade e afetividade de alunos de alto e baixo desempenho acadêmico em situações de sucesso e fracasso escolar. Revista Interamericana de Psicologia, 39(3), 355-368.

Martini, M. & DelPrette, Z. (2009). Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13, 75-85.

Mclean, J. A., Strongman, K. T. & Neha, T. N. (2007) Psychological Distress, Causal Attributions, and Coping. New Zealand Journal of Psychology, 36(2), 85-94.

Neves, L. F. (2002). Um estudo sobre as relações entre a percepção e as expectativas dos professores e dos alunos e o desempenho em matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas: Campinas, São Paulo.

N’gbala, A. & Branscombe, N. R. (2003). Causal attribution and counterfactual thinking – when does performing one facilitate performance of the other. Swiss Journal of Psychology, 62(4), 2003, 209–218.

Nickel, D. & Spink, K. S. (2010). Attributions and self-regulatory efficacy for health-related physical activity. Journal of Health Psychology, 15(1), 53-63.

Peterson, S. & Schreiber, J. B. (2006). An Attributional Analysis of Personal and Interpersonal Motivation for Collaborative Projects. Journal of Educational Psychology, 98(4), 777–787.

Pilati, R.; Leão, M., Vieira, J. & Fonseca, M (2008). Efeitos da atribuição de causalidade e custo pessoal sobre a intenção de ajuda. Estudos de Psicologia 2008, 13(3), 213-221.

Roesch, S. C., Vaughn, A. A., Aldridge, A. A. & Villodas, F. (2009). Internacional Journal of Psychology, 44(5), 393-400.

Spink, K. S. & Nickel, D. (2010). Self-regulatory efficacy as a mediator between Attributions and Intention for Health-related Physical Activity. Journal of Health Psychology, 15(1), 75-84.

Stipek, D., & DeCotis, K. (1988). Children’s understanding of the implications of causal attributions for emotional experiences. Child Development, 59(6), 1601-10.

Strohkirch, C. & Hargett, J. (1998). A preliminary analysis of sex differences in attributional patterns and self-esteem levels. Paper presented at the Annual Meeting of the Central States Communication Association. Chicago, Apr., 2- 5.

Van Laar, C. & Weiner, B. (1998). Attributions and expectancies as determinants of achievement in black students. Paper presented at the Annual Convention of the American Psychologycal Association. 106th, San Francisco, Aug, 14-18.

Weiner, B. (1974). Achievement motivation and attribution theory. Morristown, N. J.: General Learning Press. Weiner, B. (1979). A theory of motivation for some classroom experiences. Journal of Educational Psychology, 71, 3-25.

Weiner, B. (1985). An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Rewiew, 92(4), 548-573.

Weiner, B. (1988). Attribution theory in education. Revista Portuguesa de Educação, 1(1), 21-25.

Weiner, B. (2004). Attribution theory revisited: Transforming cultural plurality into theoretical unity. In: Research on Sociocultural influences on motivation and learning. Information Age Publishing, Inc., 13-29.

Woolfson, L. M.; Brady, K. (2009). An investigation of factors impacting on mainstream teacher’s beliefs about teaching students with learning difficulties. Educational Psychology, 29(2), 221-238.

Woolfson, L.; Grant, E. & Campbell, L. (2007). A Comparison of Special, General and Support Teachers’ Controllability and Stability Attributions for Children’s Difficulties in Learning. Educational Psychology, 27(2), 295–306.

Downloads

Publicado

2011-04-05

Como Citar

Ganda, D. R., & Boruchovitch, E. (2011). Atribuição de causalidade no ensino superior: Análise da produção científica. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(1), 2–18. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p2

Edição

Seção

Artigos Originais