Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia é uma publicação anual do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos originais (empíricos e teóricos/revisão) relatos de experiência da área de psicologia e suas interfaces.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de seleção de trabalhos para publicação envolve a avaliação do Comitê Editorial e pareceres de especialistas ad hoc, da seguinte maneira:
Os manuscritos originais submetidos à avaliação são inicialmente apreciados pelo Comitê Editorial da revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia. Nessa análise, são avaliados os requisitos mínimos de qualidade para publicação na revista, tais como: escopo; adequação às normas da revista; qualidade da redação; fundamentação teórica; atualização da revisão da literatura; coerência e precisão da metodologia; considerações éticas; contribuição e relevância dos resultados; discussão dos dados observados; apresentação das tabelas e figuras; originalidade e consistência das conclusões.
A Revista possui uma revisão às cegas estabelecida por pelo menos dois pareceristas "ad hoc". As resenhas devem se referir a obras recentes (publicadas há pelo menos três anos) e cujo tema tenha importância reconhecida na literatura.

Periodicidade

Um número anual de publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, sem custo para o autor ou para o leitor, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Plágio

Plágio acadêmicoCode of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics (COPE)/ Responsabilidade dos autores. Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui-se em fraude inaceitável e desonestidade. Ideias e palavras de outros(s), não devem ser utilizadas sem a identificação da fonte de informação. 

Preceitos éticos

Os preceitos éticos da pesquisa que envolve seres humanos ou de experimentação animal deverão ser respeitados. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial. Deverá ser observado o atendimento à legislação específicas do país que a pesquisa foi realizada.
Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada como documento suplementar no processo de submissão.