O lugar das tecnologias digitais no trabalho docente em tempos de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p179

Palavras-chave:

Trabalho docente, Tecnologias digitais, Ensino remoto

Resumo

Diante do cenário determinado pela COVID-19, professores viram-se impelidos ao uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as relações estabelecidas com as TDIC por professores da Educação Infantil ao Ensino Superior, em contexto pedagógico determinado pelas condições sanitárias da COVID-19. A pesquisa assumiu abordagem quali-quantitativa. Como participantes do estudo, temos oitenta e quatro professores de cinco regiões do país. Os dados apontam que o momento pandêmico aligeirou e impôs o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, sem que o professor tivesse formação inicial ou contínua para a inserção desses recursos em suas práticas. Apesar disso, observamos que tal situação levou a uma reflexão sobre se considerar os determinantes atuais, especialmente as tecnologias digitais, nas práticas docentes a partir de uma perspectiva crítica e vinculada à formação integral do aluno.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Analigia Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP). Professora colaboradora na - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Flavia Magrinelli Wegrzyn Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora  da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti  (FEATI)

Referências

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a02v29n2.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAYNE, Siân; ROSS, Jen. The "digital native" and "digital immigrant": a dangerous opposition. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE SOCIETY FOR RESEARCH INTO HIGHER EDUCATION. London: SRHE, 2007. p. 1-6.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast e Vodcast: o potencial da ferramenta VoiceThread. In: CARVALHO, A. A. A. (org.). Actas do encontro sobre podcasts. Braga: CIEd, 2009. p. 281-288. Disponível em: http://w3.ufsm.br/carmen/Objeto/Conteudo_html/oa/Arquivos/S05.pdf. Acesso em: 03 mar. 2021.

CLARK, Andy. Mindware: an introduction to the philosophy of cognitive science. New York: Oxford University Press, 2001.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-93.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, Carles (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DUARTE, Rosália. et al. O papel da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas no uso de mídias digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: FE/UNICAMP, 2012. p. 124- 139. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/0083s.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: Editora 34, 1994.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos; DUARTE, Rosalia. O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104, p. 769-789, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0729104.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Luana T.; CASTRO, Lúcia R. de. Crianças na contemporaneidade: entre as demandas da vida escolar e da sociedade tecnológica. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 2, n. 9, p. 619-634, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77321592010. Acesso em: 6 mar. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MINAYO, Maria Cecilia de S.; SANCHES, Odécio.Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-248, jul./set. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf. Acesso em: 4 mar. 2021.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 1037-1057, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.

NOVELLI, Valéria Aparecida Moreira; HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado; GRACIOSO, Luciana de Souza. Reflexões sobre a mediação da informação na perspectiva dos usuários. Biblionline, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 3-10, 2011. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2011/09/pdf_d53b48d270_0018736.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On Horizon, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.

SELWYN, Neil. The digital native – myth and reality. Aslib proceedings: new Information perspectives, London, v. 61, n. 4, p. 364-379, 2009. Disponível em: http://tefkos.comminfo.rutgers.edu/Courses/Zadar/Readings/Selwyn%20dig%20natives, %20Aslib%20Proceedings%202009.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

05-08-2021

Como Citar

SILVA, A.; WEGRZYN MARTINEZ, F. M. O lugar das tecnologias digitais no trabalho docente em tempos de ensino remoto. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 179–200, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p179. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/44032. Acesso em: 20 abr. 2024.