Formação continuada centrada na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p353

Palavras-chave:

Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional Docente, Cooperação Universidade-Escola, Formação de Professores

Resumo

Neste texto propomos discutir a formação continuada centrada na escola, defendendo o trabalho em parceria com a universidade e investigando quais as possíveis aproximações teóricas com os princípios do Desenvolvimento Profissional Docente. O trabalho parte de estudos e reflexões realizados a partir de um projeto de formação com professores (as) de Educação Básica, bem como de um projeto de pesquisa que visa escutar os (as) professores (as) de uma rede municipal de ensino sobre suas concepções acerca das propostas de formação continuada Diante das reflexões realizadas, consideramos a importância da escola enquanto espaço formativo e, como tal, lócus privilegiado para práticas colaborativas de estudos e pesquisas, visto que o (a) professor (a) parte dos seus saberes, experiências e necessidades para planejar e estudar a sua prática, em um exercício organizativo e dinâmico da escola. Destacamos também a importância da parceria na construção desses saberes e na proposição dessa modalidade de formação continuada, no espaço escolar, por contemplar o (a) professor (a) como pesquisador da sua prática docente e em seu local de trabalho, objetivando contemplar a perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD).

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Biografia do Autor

Fátima Santa Fé Borges, Secretaria Municipal de Educação de Itabuna/BA

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus/BA. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna/BA.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) – Ilhéus/BA

Andréa Ribeiro da Silva, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus/BA. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação da Bahia.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

BORGES, F. S. F.; SEDANO, L.; SILVA, A. R. da. Formação continuada centrada na escola. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 353–368, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p353. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43377. Acesso em: 28 mar. 2024.