Professores da educação básica do município de Amargosa-BA: uma análise do perfil pessoal-profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p207

Palavras-chave:

Profissionalização, Formação docente, Educação Básica

Resumo

Esta investigação é parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Desenvolvimento profissional e a carreira docente brasileira: diálogos com professores da Educação Básica”. O objetivo central deste estudo é analisar o perfil pessoal-profissional dos professores da educação básica das escolas estaduais do município de Amargosa. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida com 77 professores e a análise de conteúdo consistiu na fundamentação metodológica para discutir os resultados obtidos. Foi constatado que a maioria de professores são do sexo feminino, e à medida que se avança a etapa da educação básica, há predomínio do sexo masculino. Professores negros e pardos constituem a maioria dos profissionais investigados, fortalecendo a regionalidade baiana. Grande parte deles tem uma faixa etária inferior aos 40 anos de idade e um número expressivo possui Ensino Superior completo, prosseguindo a sua capacitação na pós-graduação. A carga horária de trabalho fica em torno de 20 a 40 horas semanais por meio de contratos temporários, indicando uma escassez de concursos públicos no estado da Bahia e uma precarização do trabalho docente. Portanto, é importante que o governo promova ações para fixação profissional por meio de concursos públicos, respeitando a determinação da legislação brasileira e fortalecendo a consolidação dos professores baianos.

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Biografia do Autor

Mara Alves da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Educação  da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutorado pela UFBA; Professora Adjunta da UFRB e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação (FACED) da UFBA.

José Gilberto da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado pela UFMG; Professor Associado da UFRB.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

SILVA, M. A. da; FERREIRA, L. G.; SILVA, J. G. da. Professores da educação básica do município de Amargosa-BA: uma análise do perfil pessoal-profissional. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 207–220, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p207. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43369. Acesso em: 28 mar. 2024.