Percepções dos professores de matemática sobre a importância da língua portuguesa no ensino-aprendizagem da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p369

Palavras-chave:

Língua Materna, Formação Inicial do Professor, Ensino de Matemática.

Resumo

O presente artigo é consequente de uma pesquisa desenvolvida durante o curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade do Estado de Mato Grosso. Nosso objetivo foi analisar a contribuição do conhecimento da Língua Portuguesa no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, a partir das percepções dos professores que ensinam Matemática nas Escolas da rede estadual, situadas na cidade de Araputanga, Mato Grosso, Brasil. Procuramos responder ao seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do conhecimento do padrão linguístico (língua portuguesa) no ensino-aprendizagem da Matemática, a partir das percepções dos professores de matemática? O método foi pesquisa de campo com entrevista semiestruturada para coleta de dados e, para o tratamento, a análise de conteúdo por categorização (Bardin, 2016). A amostra dos participantes foi de 10 professores licenciados em Matemática, num universo de 15 professores.  Os resultados indicam que, nas percepções dos professores, o conhecimento do padrão da língua portuguesa é de fundamental relevância para o ensino-aprendizagem da Matemática, pois, permite: explicação e expressão acessível dos enunciados matemáticos; facilidade para compreensão e interpretação; conhecimento das regras gramaticais; flexibilidade no discurso; facilidade na escrita e; habilidade na comunicação.

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Biografia do Autor

Irany Aparecida Ferreira da Cunha Barboza, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) Educação. Professora Governo do Estado do Mato Grosso: Araputanga, MT - Mato Grosso, BR.

Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo - USP. Professor Adjunto de Metodologia Científica na Graduação e de Ciência da Aprendizagem na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus da Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. 

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

BARBOZA, I. A. F. da C.; KAPITANGO-A-SAMBA, K. K. Percepções dos professores de matemática sobre a importância da língua portuguesa no ensino-aprendizagem da matemática. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 369–388, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p369. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41835. Acesso em: 19 abr. 2024.