Criações e transgressões no diálogo entre transgeneridade e deficiência: “entre travas e rodas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p30

Palavras-chave:

Deficiência, Gênero, Feminismo, Capacidade compulsória Transgressão

Resumo

Neste artigo propomos realizar a descrição de seis episódios criados para o canal do Youtube “Entre travas e rodas”, em que uma mulher cadeirante (Ivone Gomes – conhecida como “gata de rodas”) e uma mulher travesti (Amara Moira) se encontram e articulam suas pautas e discussões em comum, tais como: as dificuldades de transitar pela cidade, os olhares de estranhamento e a capacidade compulsória, abordando ainda questões relativas a sexualidades, transexualidade, representatividade, acessibilidade e capacitismo. A partir desse importante material audiovisual de acesso amplo e gratuito, realizamos uma análise sobre as relações entre os estudos de gênero e os estudos da deficiência, interrogando como ambos se articulam e como cada campo contribui para o outro, problematizando a transversalidade entre os estudos de gênero e os estudos da deficiência para afirmar corpos transgressores. Para isso, assumimos a perspectiva do Modelo Social da Deficiência, com uma leitura feminista pautada na abordagem interseccional, com influência das teorias queer e crip. A discussão percorrerá ainda o referencial teórico de autoras e autores, como: Débora Diniz, Anahí Guedes Mello, Sara Wagner Pimenta, Robert McRuer, Amara Moira, Ana Lúcia Santos e Ana Cristina Santos.

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Biografia do Autor

Giovanna Marafon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Psicologia. Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Roberta Piluso, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (PPFH-UERJ). Secretária-Geral da Comissão dos Direitos da Pessoa com deficiência da OAB/RJ.

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

MARAFON, G.; PILUSO, R. Criações e transgressões no diálogo entre transgeneridade e deficiência: “entre travas e rodas”. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 30–51, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41113. Acesso em: 20 abr. 2024.