O processo de evasão de estudantes deficientes na educação superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p161

Palavras-chave:

Ensino Superior, Sistema de Cotas, Evasão.

Resumo

O presente artigo retrata o processo de evasão de estudantes deficientes no Ensino Superior, da Universidade Federal de Viçosa - campus de Viçosa. Especificamente, objetivou-se apontar os fatores responsáveis pela evasão dos estudantes que ingressaram por meio da política de cotas para pessoas com deficiência, nos anos de 2018 e 2019. Para tanto, foram apresentados os conceitos sobre evasão discutidos nas pesquisas nacionais e de acordo com a concepção da instituição. Utilizou-se também de informações do sistema acadêmico institucional, com a perspectiva de filtrar os casos de evasão e suas características. Constatou-se que a maioria das evasões era de estudantes do sexo masculino, motivadas pelo processo de abandono, sendo os cursos com maiores índices de evasão os da área de Ciências Exatas e Tecnológicas. Conclui-se sobre a necessidade de intervenções estruturadas em três eixos: motivação permanente, permanência e apoio acadêmico.

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Biografia do Autor

Nathália Dias Pereira Alves Oliveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pós-Doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph. Professora da Universidade de Viçosa.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

OLIVEIRA, N. D. P. A.; LORETO, M. das D. S. de. O processo de evasão de estudantes deficientes na educação superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa/MG. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 161–184, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p161. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40761. Acesso em: 29 mar. 2024.