Educação, leitura e juventude: uma análise das práticas de leitura por alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p309

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Leitura, Educação, Estímulo à leitura.

Resumo

Objetivou-se identificar o tipo de leitura que os jovens alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola privada do interior de São Paulo preferem ler. Para alcançar o objetivo, buscou-se a seguinte problemática: quais os interesses e quais formatos os jovens preferem, tendo em vista auxiliar futuros trabalhos de incentivo ao hábito da leitura em alunos no âmbito escolar. Para tanto, fez-se uso de pesquisa qualitativa além de aplicação de questionário com a intenção de conhecer melhor os hábitos de leitura de jovens e adolescentes em um universo de 96 alunos, sendo 76 respondentes (amostra) devidamente matriculados em escola do interior do Estado de São Paulo. Ao término da análise dos dados se pode vislumbrar que os jovens e adolescentes não são indiferentes à leitura, mas têm predileção por leitura contemporânea, procuram estar informados acerca do mundo que os rodeia e se interessam por temas como Política, Tecnologia e Ciência.

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Biografia do Autor

Denise Cristina Belam Fioravanti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda pelo na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - UNESP de Marília

Francisco Arrais Nascimento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Cristiane Paiva Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. 

Daniel Martínez-Ávila, Universidad Carlos III de Madrid

Doutorado internacional pelo Programa Oficial de Doctorado en Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

FIORAVANTI, D. C. B.; NASCIMENTO, F. A.; SOUZA, A. L. B. R. de; ALVES, C. P.; MARTÍNEZ-ÁVILA, D. Educação, leitura e juventude: uma análise das práticas de leitura por alunos do ensino médio. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 309–330, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p309. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/38153. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos