Uma abordagem da santificação do feminino em face da educação no Cariri cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p123

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Santidade

Resumo

Tratamos das representações sociais tendo como recorte o gênero em face da perspectiva educacional. Enfocamos, de modo particular, a relação entre a constituição dos cenários educacionais e a elaboração de práticas discursivas em torno da função de gênero amplamente disseminada na modernidade. A discussão empreendida reflete acerca dos percursos construídos historicamente para a constituição das representações do feminino, tendo como objeto de análise as dinâmicas educacionais entrelaçadas ao fenômeno de santificação popular de mulheres na região do Cariri cearense. Na primeira seção expomos a atualidade da violência contra o feminino naquele território. Seguimos ressaltando os aspectos educacionais que compõem a História da Educação caririense de modo concatenado à religiosidade daquele lugar e estabelecemos, por fim, considerações acerca da relação entre os modelos educacionais propagados na modernidade e localizados naquele território, a violência de gênero e as práticas que se voltam para a santificação do feminino na contemporaneidade. A abordagem qualitativa se ancora na produção teórica concernente ao campo da História Cultural. Não parece coincidência que a região do Cariri cearense mate e santifique suas mulheres em igual medida. Historicamente, o território elabora um culto às mulheres assassinadas por seus companheiros, construindo com a violência do feminino uma relação metafísica.

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Biografia do Autor

Polliana de Luna Nunes Barreto, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Educação (LHEC/UFC). Professor da Universidade Federal do Cariri. 

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Desenvolvimento Profissional. Docente pela Universidade de Lisboa. Docente da Faculdade de Educação (UFC).

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

BARRETO, P. de L. N.; HOLANDA, P. H. C. Uma abordagem da santificação do feminino em face da educação no Cariri cearense. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 123–152, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/36364. Acesso em: 18 abr. 2024.