Pertencimento à escola: sentidos atribuídos por alunos do ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p133

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Educação Escolar, Contexto da Educação, Interação Social

Resumo

Ancorado na perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Urie Bronfenbrenner 1917-2005), o estudo descritivo objetivou analisar os sentidos de pertencimento à escola, atribuídos por alunos do Ensino Fundamental II com histórico de reprovação, de uma escola pública paranaense. Participaram 19 alunos (6º ao 9º ano de 11 a 15 anos). O estudo, de abordagem qualitativa, teve como instrumentos investigativos: entrevista semiestruturada e produção de representações pictóricas com legendas. Os resultados constituíram três categorias: 1) Representação de escola como espaço de acolhimento (11 participantes) ou aversividade (8 participantes); 2) Relação com outros alunos: pertencimento (14 participantes) ou exclusão (5 participantes); 3) Relação com professores: relacionamento amistoso (13 participantes) ou dificultoso (6 participantes). Considerando-se que os eventos vividos na escola se integram aos demais microssistemas de desenvolvimento do aluno, por processos contextualmente produzidos, o pertencimento do aluno à escola e os sentidos que desenvolve o afetam para além do contexto escolar. Observou-se, portanto, a escola como microssistema produtor de um conjunto de significados que vincula o sentido de pertencimento à escola e ao saber científico. Compreender de modo integrado os vários elementos que constituem o microssistema escolar possibilita a elaboração de práticas e políticas educacionais que enfrentem situações desfavoráveis ao aprender e favoreçam sentidos positivos acerca da Escola.

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Biografia do Autor

David Salvador Bruniera, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio- PR

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente da prefeitura municipal de Cornélio Procópio.

Francismara Neves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Psicologia da Educação  - Instituto de Psicologia - IPUSP.  Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente do Departamento de Educação - UEL. 

Guilherme Aparecido Godoi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Educação- Universidade Estadual de Londrina - UEL. Licenciado e Bacharel em Geografia - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR/ Kroton)

Pós doutora e Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP. Docente  do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR- Universidade do Norte do Paraná. 

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Publicado

23-01-2019

Como Citar

BRUNIERA, D. S.; OLIVEIRA, F. N. de; GODOI, G. A.; BIANCHINI, L. G. B. Pertencimento à escola: sentidos atribuídos por alunos do ensino fundamental II. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 133‐154, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/34375. Acesso em: 20 abr. 2024.

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