Escutar as crianças e (re) configurar identidades – interações com voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p72

Palavras-chave:

Crianças, Escuta, Interações, Identidades, Educadores e professores, Aprendizagem e desenvolvimento.

Resumo

A evolução socio-histórica da escola, da educação escolar ou o pensamento sobre os professores e a sua formação, mostram o quanto se têm ampliado as funções dos professores, redimensionando, inclusivamente, a natureza e a construção do conhecimento sobre as infâncias e as crianças. Para este texto mobilizamos a assertiva de que o professor é um profissional do humano, um interventor mais ou menos consciente e crítico do seu papel social, cuja ação se desenvolve na interação com outras pessoas, em especial e aqui convocadas as crianças. Nessa perspetiva, a ação docente com crianças só faz sentido se estiver fortemente impregnada de um compromisso social, ou seja, com as pessoas nos contextos que habita no dia-a-dia, pensando no que é mais imediato, mas também com a sociedade e a cultura, em termos mais globais. Neste texto desafiam-nos, portanto, os modos de (re)configuração identitária pelos quais as experiências vividas são mantidas, permanecem amplamente desconhecidas e tantas vezes não são reconhecidas, sobretudo porque as investigações que temos realizado devolvem um feedback merecedor da reflexão profunda sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, mas também mais amplamente as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados da vida e(m) interação.

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Biografia do Autor

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora (UE)

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação (DPE) da Universidade de Évora

Teresa Sarmento, Universidade do Minho (UM)

Doutora em Estudos da Criança; Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança e Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

COSTA, C. L. da; SARMENTO, T. Escutar as crianças e (re) configurar identidades – interações com voz. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 72–95, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p72. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33684. Acesso em: 28 mar. 2024.