Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula

Autores

  • Cláudia Pereira Universidad de Évora (UE)
  • Angela Balça Universidad de Évora (UE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p113

Palavras-chave:

Educação literária, Leitura, Literatura infantil, Escola

Resumo

Neste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2.º ano. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiu-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade.

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Biografia do Autor

Cláudia Pereira, Universidad de Évora (UE)

Mestre em Educação Pré-escolar e Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora

Angela Balça, Universidad de Évora (UE)

Professora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora

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Publicado

23-01-2019

Como Citar

PEREIRA, C.; BALÇA, A. Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 113‐132, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/31915. Acesso em: 18 abr. 2024.