Adaptação e utilização de portefólio para aprendizagem reflexiva e autónoma nas práticas pedagógicas de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p97

Palavras-chave:

Ensino de segunda língua, Formação de professores, Reflexão, Autonomia, Práticas pedagógicas

Resumo

A Formação Inicial de Professores (FIP) tem sido marcada internacionalmente com a introdução de instrumentos de reflexão, que fazem parte das boas práticas de ensino e aprendizagem no âmbito das Ciências de Educação. Mas no contexto angolano esta inovação não é um facto. Assim, o presente artigo propõe adaptar e utilizar, na Prática Pedagógica do curso de Inglês, o Portfolio for Students Teachers of English no Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED-POSTE). Para tal, utilizamos a metodologia quantitativa com recurso ao programa SPSS para determinar as frequências de preenchimento do portefólio e recorremos à metodologia qualitativa com realce à análise temática das entrevistas dos participantes. Da análise feita à sessão Self-Assessment, o Resource foi a categoria mais refletida com 38%, enquanto o Independent learning com 6% foi a menos utilizada pelos estudantes. A categoria do Dossier mais expressiva é o Evidence From Lesson Observation and Evaluation (EFLOE) com 50%. Tal como os participantes consideram que o ISCED-POSTE estimula a criatividade, promove a aprendizagem autónoma e reflexiva, contribui na organização do processo de aprendizagem e recomendam a sua utilização. Auguramo-nos que o presente trabalho sirva de protótipo para outros contextos de formação inicial de professores que privilegiam abordagens tradicionais de ensino nas práticas pedagógicas ou estágios.

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Biografia do Autor

Miguel Afonso Vila, Universidade Nova de Lisboa

Doutorando pela Universidade Nova de Lisboa.  Docente do Instituto Superior Politécnico de Humanidade e Tecnologias do Huambo. Membro pesquisador do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ana Matos, Universidade Nova de Lisboa

Docente do Departament  of Modern Languages, Cultures and Literatures da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora de dois cursos de mestrado em Ensino de Inglês. Pesquisadora do Centre for English, Translation and Aglo-Portuguese Studies (CETEAPS)

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Publicado

03-01-2018

Como Citar

VILA, M. A.; MATOS, A. Adaptação e utilização de portefólio para aprendizagem reflexiva e autónoma nas práticas pedagógicas de inglês. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 1, p. 97–120, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n1p97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/31655. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos