Tecnologias de Produção e Qualidade na Cadeia de Suprimentos da Indústria de Laticínios no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul

Jeferson Bottoni, Heron Sergio Moreira Begnis

Resumo


No Vale do Taquari o leite é um produto de relevante importância econômica e social. A cadeia de suprimentos desta indústria tem se atualizado tecnologicamente promovendo incremento em produtividade e qualidade. A qualidade do leite é uma prerrogativa para a dos produtos lácteos, porém o índice de não conformidade neste quesito historicamente é elevado. O objetivo deste artigo é diagnosticar as condições tecnológicas e de qualidade na cadeia de suprimentos da indústria do leite na Região do Vale do Taquari. Adotou-se uma metodologia de natureza descritiva. Na coleta de dados 263 produtores, responderam a survey. Com auxílio de dados fornecidos por laboratório foi possível formar dois grupos de respondentes: os que atendem os padrões e qualidade e aqueles que não atendem. Os resultados denotam a concentração de propriedades rurais com menor número de animais em lactação e produção além de elevada utilização de tecnologias. Os produtores possuem acesso a capacitações e recebem atendimento técnico e têm uma percepção positiva sobre a qualidade do leite. A participação em atividades de cooperação é baixa. Concluiu-se que qualidade, produtividade e maior produção, possuem relação com maior tecnificação dos processos e cooperação, considerados potencializadores da produção de leite de maior qualidade.

Palavras-chave


Leite; Qualidade; Tecnologia; Inovação; Cooperação

Texto completo:

PDF

Referências


AHUJA, G.; SODA, G.; ZAHEER, A. The Genesis and Dynamics of Organizational Networks. Organization Science, v. 23, n. 2, p. 434–448, 2012.

AKER, J. C. Dial “A” for agriculture: a review of information and communication technologies for agricultural extension in developing countries. Agricultural Economics, v. 42, n. 6, p. 631–647, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-627X.2022v10n1p105

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


          

Economia e Região
E-ISSN: 2317-627X
DOI: 10.5433/2317-627X

Contato: 55-43-3371-4255
E-mail: rer@uel.br