Empreendedorismo Informal Digital e Social Commerce no Nordeste brasileiro: Um Modelo de Negócios no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2020v8n2p129

Palavras-chave:

Empreendedorismo Informal Digital, Social Commerce, Instagram.

Resumo

O empreendedorismo informal digital abrange atividades econômicas no ambiente virtual O empreendedorismo informal digital envolve atividades econômicas no ambiente virtual como as redes sociais virtuais e que não são reguladas pelas autoridades públicas. Assim, as atividades econômicas que ocorrem nessas plataformas sociais são denominadas social commerce. Este artigo objetiva averiguar o empreendedorismo informal digital por meio do Instagram no Nordeste. O estudo tem natureza qualitativa e é do tipo exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação não-participante e foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da investigação indicam que os perfis dos donos de negócio não são tão distintos. Motivações como facilidade para acesso de novos mercados, aumento da exposição dos produtos e oportunidade estão entre as mais citadas. Já as dificuldades mais abordadas foram conseguir seguidores, somente visão e audição (som) podem ser utilizados e funcionalidades ruins. Assim, o s-commerce é algo recente, não sendo possível afirmar se a realidade encontrada nesta pesquisa irá prevalecer com o passar dos anos.

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Biografia do Autor

Raisa Teixeira Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professora na Universidade Federal de Sergipe.

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professora na Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

Santana, R. T., & Montenegro, L. M. (2020). Empreendedorismo Informal Digital e Social Commerce no Nordeste brasileiro: Um Modelo de Negócios no Instagram. Economia & Região, 8(2), 129–152. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2020v8n2p129

Edição

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Artigos