O Alquimista em Busca da Pedra Filosofal: “alquimiando” ciência e arte a partir de uma pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354

Palavras-chave:

Linguagem visual, Arte, Educação em Ciências, Semiótica Social.

Resumo

Este trabalho propõe uma combinação entre arte e ciência com o intuito de extrapolar a produção de sentidos e a significação de uma obra de arte. Para tal, a pintura “O alquimista em busca da pedra filosofal descobre o fósforo” (1771), de Joseph Wright (1734-1797), foi analisada à luz da gramática do design visual, o que permitiu inferir sobre a centralidade da luz nas funções representacional, composicional e interacional da obra. A discussão das características técnicas da pintura possibilita uma vivência estética que se complementa a partir de uma mediação histórica, o contexto histórico em que a obra foi produzida e a extrapolação para uma interpretação de questões científicas. Os aspectos históricos e científicos contribuem para a discussão e reação estética-emocional que superem impressões imediatas e superficiais sobre a pintura, ampliando a dimensão cognitiva, afetiva e estética do pensamento. A ciência, assim como a (re)ação estética na arte, exigem conhecimentos de segunda aproximação, podendo resultar em contribuições para os atos educativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

ACEVEDO, José Antonio. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 5, n. 2, p. 134-169, 2008.

ACEVEDO, José Antonio; CARMONA, Antonio García. Algo antiguo, algo nuevo, algo prestado. Tendencias sobre la naturaleza de la ciencia en la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 13, n. 1, p. 3-19, 2016.

EMSLEY, John. The 13th Element: the sordid tale of murder, fire, and phosphorus. New York: John Wiley & Sons, 2000.

FERNANDES, Maria Angelica Moreira; PORTO, Paulo Alves. Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de química geral para o ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 420-429, 2012.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; LEITE, Wiliane Rodrigues. Leituras de um poema científico por graduandos em química: implicações pedagógicas a partir de reações estéticas. Revista Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 2, p. 43-57, 2020.

GALILI, Igal. On the power of fine arts pictorial imagery in Science Education. Science & Education, Dordrecht, v. 22, n. 8, p. 1911–1938, 2013.

GÜNEY, Burcu Gülay; SEKER, Hayati. Discovering socio-cultural aspects of Science through artworks. Science & Education, Dordrecht, v. 26, n. 7-9, p. 867- 887, 2017.

GRACIANO, Andrew. Joseph Wright, Esq. Painter and Gentlemen. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2012.

HUXLEY, Thomas Henry. Science and education: Essays. New York: Cambridge University Press. 2011 (versão digital).

JEWITT, Carey; OYAMA, Rumiko. Visual meaning: a social semiotic approach. In: van LEEUWEN, Theo; JEWITT, Carey (Eds.). Handbook of Visual Analysis. London: Sage Publications, 2001, Cap. 7, p. 134-156.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2019.

KRESS, Gunther.; van LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2nd. Ed. London, New York: Routledge, 2006.

LEUNG, Jessica Shuk Ching, WONG, Alice Siu Ling; YUNG, Benny Hin Wai. Understandings of nature of science and multiple perspective evaluation of science news by non-science majors. Science & Education, Dordrecht, v. 24, n. 7–8, p. 887–912, 2015.

MATTHEWS, Michael. Historia, filosofía y enseñanza de las ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994.

McCOMAS, William F.; KAMPOURAKIS, Kostas. Using the history of biology, chemistry, geology, and physics to illustrate general aspects of nature of science. Review of Science, Mathematics and ICT Education, Patras, v. 9, n. 1, p. 47-76, 2015.

PEIXOTO, Eduardo Motta Alves. Fósforo. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 15, p. 51, 2002.

PUGH, Kevin; GIROD, Mark. Science, art, and experience: constructing a science pedagogy from Dewey’s aesthetics. Journal of Science Teacher Education, Dordrecht, v. 18, n. 1, p. 9–27, 2007.

SILVA, Regiane Aparecida Caire da; STAGNI, Reno; BELTRAN, Maria Helena Roxo. Construindo representações da natureza e das artes: imagens e conhecimentos. In: BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Laís dos Santos Pinto (Orgs.). História da Ciência: tópicos atuais 2. São Paulo: Livraria da Física, 2011. Cap. 4, p. 79-102.

VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; PORTO, Paulo Alves. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência e Educação, Bauru, v. 18, n. 2, p. 291-308, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia pedagógica. 3. Ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Francisco Junior, W. E. (2020). O Alquimista em Busca da Pedra Filosofal: “alquimiando” ciência e arte a partir de uma pintura. Domínios Da Imagem, 14(27), 354–372. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354

Edição

Seção

Artigos gerais