O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem: reflexões acerca de um recurso midiático de um curso ofertado na modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292

Palavras-chave:

Imagens, Inovações, Midiático, Aprendizagem, Instrucional

Resumo

A sociedade em que vivemos se transforma por meio das inovações ao longo dos anos, e o processo de ensinar e aprender também passou por mudanças, tornando-se receptivo às novas ferramentas e recursos midiáticos que visem potencializar a aprendizagem dos alunos; o objetivo do presente trabalho foi analisar a utilização das imagens presentes no recurso midiático disponibilizado para o processo de ensino-aprendizagem de alunos matriculados em um curso da modalidade a distância - EaD, bem como verificar as propriedades instrucionais, além de averiguar se o recurso midiático atende os diferentes estilos de aprendizagem dos discentes. Esta pesquisa, que foi pautada no fascículo disponibilizado no curso de Formação de Designer Instrucional o qual foi ofertado na modalidade a distância, buscou-se verificar a utilização de texto com imagens bem como se elas possuem propriedades instrucionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Silva da Mata, Faculdade UCL

Mestre em Educação em Ciência e Matemática pelo IFES (Educimat). Professora da Faculdade UCL, Serra/ES.

Aline Freitas da Silva Xavier, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG; Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Design pela UEMG. Coordenadora Geral de Tecnologias Educacionais do Cefor/IFES, Vitória/ES.

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Educação pela UFES, Professora Titular do IFES/Cefor, Vitória/ES.

Marcelina das Graças de Almeida, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Professora da UEMG. Doutora em História pela UFMG, Belo Horizonte/MG.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao- -basica-2013-pdf/file.Acesso em: 29 mar. 2019.

CARNEIRO, Maria Helena da S. As imagens no livro didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSAIO DE CIÊNCIAS, 1., 1997, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: 1997. v. 1. p. 366-376.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. 2 ed. v. 12. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção aprender e ensinar com textos).

CUNHA, Susana, R. V. Pedagogias de imagens. In: SARMENTO, Manuel, J.; DORNELLES, Leni V. (Orgs.). Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CHOPYAK, Christine. Desenhe sua estratégia de negócios: Transforme decisões com o poder dos elementos visuais. Tradução de Sieben Gruppe. São Paulo: DVS Editora, 2015.

DAGOSTIM, Cristiane G. Linguagem verbal e linguagem imagética: funcionamento e efeitos de sentido em práticas de alfabetização e letramento. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.

DIAS, Ângela A. C. As imagens do mundo no mundo da escola: repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação. Rede de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 223-231, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo. oa?id=84819191005.Acesso em: 8 set. 2018.

DRIGO, Maria, O; SOUZA, Luciana C. P. Educação do olhar: As representações visuais em foco. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/ view/1695.Acesso em: 12 mar. 2019.

DUBORGEL, Bruno. Imaginário e Pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

DUNLOSKY, John et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and educational psychology. Association For Psychological Science, v. 14, p.4-58, 2013. Disponível em: http://www.indiana.edu/~pcl/rgoldsto/courses/dunloskyimprovinglearning. pdf. Acesso em: 18 Abr 2019.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERHARDT, Tatiana E; SILVEIRA, Denise T (Orgs.). Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS - Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GODOY, Adriana C. de; LASTÓRIA, Andrea C.; SILVA, Fernanda K. M. da. Representações visuais no ensino-aprendizagem da localidade: Estudo sobre a produção de imagens no Ensino Fundamental. REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 362-378, 2015. Disponível em: http://www.reveduc. ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1179. Acesso em: 4 mar. 2019.

GONÇALVES, Rosangela M.; FERRAZ, Claudio B. O. A linguagem imagética na escola e no ensino da geografia. In: Encontro Nacional de Práticas em ensino de Geografia, 10, 2009, Porto Alegre. Disponível em: https://pt.scribd. com/document/49795680/A-LINGUAGEM-IMAGETICA-NA-ESCOLA-E-NO-ENSINO-DA-GEOGRAFIA. Acesso em: 4 mar. 2019.

GRAY, Dave; BROWN, Sunni; MACANUFO, James. Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Tradução de Luciane Camargo. São Paulo: Alta Books, 2012.

LACERDA, Cristina B. F. de et al. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, Cristina B. F; SANTOS, Lara F. (Orgs.). Tenho um aluno, agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

LINS, Andréia C. Mediação da imagem na educação à distância. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo – ES, 2008.

MALHEIROS, Bruno T. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MASON, Antony. História da arte ocidental: da pré-história ao século 21. Tradução de Adriana de Oliveira. São Paulo: Rideel, 2009.

MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira. Imagens e educação em ciências. In: ALVES, Nilda; SGARBI, Paulo (eds.). Espaços e imagens nas escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 41-58.

MARTINS, Isabel; Visual imagery in school science texts. In: GRAESSER, Arthur; OTERO, Jose; DE LEON, Jose. A. (eds.). The psychology of scientific text comprehension. Hillsale, N. J. Lawrence Erlbaum Associate Publishers, 2002.

MAYER, Richard E.; GALLINI, Joan. K. When is an illustration worth ten thousand words? Journal of Educational Psychology, v. 82, p. 715-726, 1990.

MAYER, Richard E.; ANDERSON, Richard, B. The instructive animation: helping students build connections between words and pictures in multimedia learning. Journal of Educational Psychology, v. 84, p. 444-452, 1992.

MAYER, Richard E. Multimedia learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learnin, 2007.

NAVARRO, Talita E. M.; DOMINGUEZ, Celi R. C. O uso da imagem como recurso didático no ensino de Ciências na educação infantil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1410.pdf. Acesso em: 14 Mar 2019.

POSSETE, Érica E. Ensino de ciências: O uso de imagens e desenhos científicos nas aulas de Ciências. In: HASPER, Ricardo; GOEDERT, Elciana; PIERALISI, Keila V. de L. (Orgs.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEED - Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. 2016, v. 2. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia. pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1684. Acesso em: 7 set. 2018.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. Série: Conversas com o Professor.

ROAM, Dan. Blá blá blá: O que fazer quando palavras não funcionam. Tradução de Elisa Nakaguma. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

SCHRAPPE, Max H. G. O Legado de Gutenberg. São Paulo: EP & Associados, Parise Comunicação Empresarial, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SIBBET, David. Reuniões visuais: como gráficos, lembretes autoadesivos, e mapeamento de ideias podem transformar a produtividade de um grupo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

SOFIATO, Cássia G.; REILY, Lucia. Dicionários e manuais de língua de sinais. In: LACERDA, Cristina B. F.; SANTOS, Lara F. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EduFSCar, 2014.

TEIXEIRA, Júlio. M. Gestão visual de projetos: utilizando informação para inovar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Católica EaD: Curso de Pós-Graduação lato sensu em educação à distância. UEA 03 - Planejamento em EAD. Brasília, 2008. Disponível em: https://ead.catolica.edu.br/docencia-virtual-e- -presencial-no-ensino-superior. Acesso em: 8 set. 2018.

VYGOTSKY. Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOSTKY Lev S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Trad. Denise Regina Sales et al. Educação e Pesquisa, São Paulo, v 34. n. 4, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

da Mata, M. S., Xavier, A. F. da S., Sondermann, D. V. C., & de Almeida, M. das G. (2020). O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem: reflexões acerca de um recurso midiático de um curso ofertado na modalidade a distância. Domínios Da Imagem, 14(27), 292–316. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292

Edição

Seção

Artigos gerais