De original e inédito a pasticho: a trajetória de o Tiradentes de Araújo Guerra (São Paulo, 21 de abril de 1889)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p9

Palavras-chave:

Tiradentes, Inconfidência Mineira, A Platéa, Araújo Guerra, São Paulo.

Resumo

Em 21 de abril de 1889 circulou na cidade de São Paulo o número 43 do semanário humorístico e ilustrado A Platéa, com tema dedicado à memória centenária da prisão de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, por sua participação na Inconfidência Mineira. Em sua primeira página consta uma imagem até então imaginada como original e inédita de Tiradentes, desenhada por Araújo Guerra: uma pessoa de traços jovializados e que destoava até então da construção que dele se fazia nos anos finais do Império que o representava sob traços de semelhança com Jesus Cristo. Portanto, busca-se neste artigo analisar essa imagem; assim como o seu histórico e fonte de inspiração.

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Biografia do Autor

André Figueiredo Rodrigues, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em História pela USP, São Paulo – SP. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Assis, SP. 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Rodrigues, A. F. (2020). De original e inédito a pasticho: a trajetória de o Tiradentes de Araújo Guerra (São Paulo, 21 de abril de 1889). Domínios Da Imagem, 14(27), 9–32. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p9

Edição

Seção

Artigos do dossiê