Os processos fotomecânicos na cultura visual Primeiras aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p211

Palavras-chave:

Cultura visual, Processos fotomecânicos, Fototipia, História da fotografia.

Resumo

O presente artigo oferece um breve panorama das primeiras experiências de processos de reprodução mecânica engendrados pela fotografia que concorreram para a ampla disseminação de uma cultura visual impressa, em um processo integrado às formas já consolidadas de reprodutibilidade das imagens, como a gravura. São ainda nossos objetivos apresentar o perfil das fontes materiais correntes em museus e arquivos que podem alargar o campo de investigação sobre a reprodutibilidade e seus impactos sociais além de como os processos fotomecânicos vem sendo tratados pela recente historiografia da cultura visual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Ferraz Lima, Universidade de São Paulo - USP

Professora no Museu Paulista da USP. Professora do Programa de Pós- -graduação em História Social do Departamento de História/FFLCH-USP

Eric Danzi Lemos, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em História em Social pela FFLCH-USP.

Referências

AUBENAS, Sylvie. Alphonse Poitevin (1819-1882), photographe et inventeur. La naissance des procédés de reproduction photomécanique et de la photographie inaltérable. Thèse. (Diplôme d’archiviste-paléographe). École Nationale des Chartes, Paris, 1987.

BANN, Stephen. Entre fac-similé et haute gravure. Études photographiques, ano 20, Juin 2007. Disponível em: http://journals.openedition.org/etudesphotographiques. Acesso em: 27 out. 2020.

BANN, Stephen. Photographie et reproduction gravée. Études photographiques, ano 9, Mai 2001. Disponível em: http://journals.openedition.org/etudesphotographiques. Acesso em: 27 out. 2020.

BATCHEN, Geoffrey. Entrevista. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, n.2, p. 10-16, maio/ago, 2019.

BARDI, Pietro Maria. Pequena história da arte. São Paulo: Melhoramentos, 1958.

CARDENOS DE FOTOGRAFIA BRASILEIRA. George Leuzinger. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2006.

DASTON, Lorraine. Objectivity and the Escape from Perspective. Social Studies of Science,v. 22, n. 4, p. 597-618, 1992. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/285456. Acesso em: 27 out. 2020.

DEROO, Rebecca J. Colonial Collecting: French Women and Argelian Cartes Postales. Parallax, v. 4, n. 2, p. 145-157, 1998.

DUSAN Stulik, and KAPLAN, Art. 2013. The Atlas of Analytical Signatures of Photographic Processes. Los Angeles, CA: Getty Conservation Institute. Disponível em: http://hdl.handle.net/10020/gci_pubs/atlas_analytical. Acesso em 27 out 2020.

EDWARDS, Elizabeth.Thoughts on the Non Collections of the Archival Ecosystem. In: BÄRNIGHAUSEN, Julia; CARAFFA, Costanza; KLAMM, Stefanie; SCHNEIDER, Franka; WODTKE, Petra. (ed.). Photo Objects. On the Materiality of Photographs and Photo Archives in the Humanities and Sciences. Berlim: Max Planck Research Library for the History and Development of Knowledge, 2019. (Studies 12)

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira. São Paulo: EDUSP, 1994.

GEARY, Christraud M.; WEBB, Virginia-Lee. (eds.). Delivering Views: distant cultures in early postcards. Washington D. C.: Smithsonian Institution Press, 1998.

GERÔME & GOUPIL, Art et Entreprise. Paris: Réunion de musées nationaux, 2000. Catálogo de exposição.

HANNAVY, John (ed.) Encyclopedia of nineteenth-century photography. New York: Routledge, 2007.

KOEHLER, Sylvester R. Catalogue of the Contributions of the Section of Graphic Arts to the Ohio Valley Centennial Exposition. Cincinnati, 1888. Proceedings of the U.S. National Museum 10, Washington DC, 1888.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2002.

LE MEN, Sègolène. Le charme éclectique de la reproduction. In: Mémories du XVIIIe siècle. Bourdeaux: Musée Goupil, p. 5-16, 1998.

MARTINS, Moisés L. (ed.), Os postais ilustrados na vida da comunidade. Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, p. 55-88, 2017. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2545/2455. Acesso em: 27 out. 2020.

McCAULEY, Elizabeth Anne. A. A. E. Disderi and the Carte de Visite Portrait Photograph. Yale University Press, 1985.

McCAULEY, Elizabeth Anne. Industrial Madness: Commercial Photography in Paris, 1848-71. Yale University Press, 1994.

NADEAU, Luis. Collotype. In: HANNAVY, John (ed.) Encyclopedia of nineteenth-century photography. New York: Routledge, 2007.

PEREZ, Nissan. Focus East: Early Photography in the Near East (1839-1885). New York: Abrams, 1988.

ROSEN, Jeff. The Printed photograph and the Logic of Progress in Ninteenth-Century France. Art Journal, v. 46, n. 4, p. 305-311, Winter, 1987.

ROSENBLUM, Naomi. Jean Adolphe Braun. In: HANNAVY, John (ed.) Encyclopedia of nineteenth-century photography. New York: Routledge, 2007.

SANTOS, Renata. A imagem negociada: a Casa Leuzinger e a edição de imagem no Rio de Janeiro do século XIX. 2003. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839/1889). Funarte, 1995.

WRIGHT, Helena E Prints at the Smithsonian: The Origins of a National Collection. Catalog of an exhibition celebrating 150 years of print collecting by the Smithsonian Institution. Washington: NMAH, 1996.

WRIGHT, Helena E. Prints at the Smithsonian: The Origins of a National Collection. History of Photography, 24/1, Special Issue, Spring 2000.

WRIGHT, Helena E. Photography in the Printing Press: The Photomechanical Revolution. In: FINN, Bernard (ed). Presenting Pictures. London: Science Museum, 2004.

WRIGHT, Helena E. The Material Culture of Media: Museums of Printing and Photography, In: FINN, Bernard (ed). Presenting Pictures. London: Science Museum, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Lima, S. F., & Lemos, E. D. (2020). Os processos fotomecânicos na cultura visual Primeiras aproximações. Domínios Da Imagem, 14(27), 211–228. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p211

Edição

Seção

Artigos do dossiê