Memória e história dos sem nome: o uso das fotografias de identificação nos documentários de Rithy Panh

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p78

Palavras-chave:

Documentário, Fotografia, História, Memória.

Resumo

Este trabalho analisa a retomada das fotografias de identificação tiradas na prisão S-21 em quatro documentários de Rithy Panh: Bophana, a cambodian tragedy (1996), S-21: The Khmer Rouge Killing Machine (2002), Duch, The Master of the Forges of Hell (2011) e The Missing Picture (2013). Buscamos analisar as variações dos procedimentos cinematográficos da retomada das fotografias, considerando-as como exercício incessante de interpretação dentro da própria forma fílmica que não toma os sentidos dos arquivos como dados, mas construídos pelos recursos expressivos do documentário. Partindo dos filmes em direção à teoria, aproximamos nossas análises as reflexões sobre a narrativa da história de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Márcio Seligmann-Silva e Jeanne Marie Gagnebin, para pensar de que modo os documentários fazem uma elaboração do passado e uma recomposição da memória por meio da figura cinematográfica de nomeação.

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Biografia do Autor

Tomyo Costa Ito, Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação - FAFICH.

Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Estágio Sanduíche na Université Paris 1 e American University of Phnom Penh (2018-2019).

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Costa Ito, T. (2021). Memória e história dos sem nome: o uso das fotografias de identificação nos documentários de Rithy Panh. Domínios Da Imagem, 15(28), 78–93. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p78

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Seção

Artigos do dossiê