Celebridades femininas sensualizadas nas campanhas digitais de marcas esportivas no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p115

Palavras-chave:

Sensualidade, Mulheres, Marcas Esportivas, Instagram

Resumo

A partir dos atuais esforços sociais contra a objetificação da figura feminina, esse artigo busca examinar como as marcas esportivas se comportam nesse contexto. Para isso, foram analisados os perfis oficiais das principais marcas esportivas no Instagram, sendo possível identificar a existência de resquícios de uma representação feminina sensualizada. Foram coletadas e categorizadas 1.776 imagens, entre fotos e vídeos, dos perfis globais e nacionais das empresas Nike, Adidas, Reebok e Puma, que possibilitaram observar que as marcas que não lideram o mercado exploram a representação feminina de figuras públicas não ligadas ao esporte. Também se notou que os perfis brasileiros das marcas reforçam o imaginário nacional acerca da sensualidade feminina com postagens que de algum modo valorizam a uma representação sensual das mulheres patrocinadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Doutorando em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos.

Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Cinema pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS. Professor titular no Curso de Produção Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. 

Referências

“VAI Malandra”: 7 detalhes inusitados do clipe de Anitta. Catraca Livre, [s.l.], 20 dez. 2017. Disponível em: https://catracalivre.com.br/entretenimento/vai-malandra-7-de- talhes-inusitados-do-clipe-de-anitta. Acesso em: 7 dez. 2018.

“VIP”: com Marquezine em 1o, veja lista das 100 mais sexy. Terra, São Paulo, 31 out. 2014. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/vip-com-marquezi-ne-em-1-veja-lista-das-100-mais-sexy,aa5cc990a9769410VgnVCM20000099cceb0aR-CRD.html. Acesso em: 7 dez. 2018.

ADIDAS compra Reebok por 3,1 bilhões. Folha de São Paulo, São Paulo, 4 ago. 2005. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0408200534.htm. Acesso em: 7 dez. 2018.

BELELI, Iara. Corpo e identidade na propaganda. Revista Estudos Feministas, v. 15, n.1, 2007, p. 193–215.

BOCAYUVA, Helena. Erotismo à brasileira: o excesso sexual na obra de Gilberto Freyre. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

BOURDIEU, Pierri. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BRUNA Marquezine e o funk: relembre a apresentação épica da atriz no “Dança dos Famosos 2013”. GSHOW, [s./l], 23 set. 2016a. Disponível em: http://gshow.globo.
com/tv/noticia/2016/09/bruna-marquezine-e-o-funk-relembre-apresentacao-epica-da-atriz-no-danca-dos-famosos-2013.html. Acesso em: 7 dez. 2018.

BRUNA Marquezine rouba a cena com nudez em “Nada Será Como Antes” e diz:“Papel mais desafiador da minha carreira”. Caras, [s.l.], 14 dez. 2016b. Disponível em:https://caras.uol.com.br/tv/bruna-marquezine-rouba-cena-com-nudez-em-nada-se-ra-como-antes-apel-mais-desafiador-da-carreira.phtml. Acesso em: 7 dez. 2018.

BUMBUM de Paolla Oliveira chega a Trending Topics e viraliza na web. G1, São Paulo, 29 jan. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/01/bumbum-de-paolla-oliveira-chega-trending-topics-e-viraliza-na-web.html. Acesso em: 7 dez. 2018.

CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006, p. 47–64.

CHADE, Jamil. Quarenta e cinco casos de assédio sexual foram oficialmente registrados durante a Copa. Estadão, São Paulo, 11 jul. 2018. Disponível em: https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,quarenta-e-cinco-casos-de-assedio-sexual-foram-oficialmente-registrados-durante-a-copa,70002398347. Acesso em: 7 dez. 2018.

COM 50 milhões de usuários, Brasil é segundo no ranking do Instagram. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 out. 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1931057-com-50-milhoes-de- usuarios-brasil-e-segundo-no-ranking-do- instagram.shtml. Acesso em: 8 dez. 2018.

COPLE, Júlia. Lei que proíbe propaganda sexista no Rio prevê multa de até R$ 1,3 milhão. O Globo, Rio de Janeiro, 10 jan. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/lei-que-proibe-propaganda-sexista-no-rio-preve-multa-de-ate-13-milhao-22273685. Acesso em: 7 dez. 2018.

DANIELS, Elizabeth. A.; WARTENA, Heidi. Athlete or Sex Symbol: What Boys Think of Media Representations of Female Athletes. Sex Roles, [s./l], v. 65, n. 7–8, October 2011, p. 566–579.

ECO, Umberto. (org.). História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004. FIFA pede a emissoras que evitem filmar “torcedoras atraentes” na Copa. O Globo, Rio de Janeiro, 12 jul. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/fifa-pede-emissoras-que-evitem-filmar-torcedoras-atraentes-na-copa-22878504. Acesso em: 7 dez. 2018.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Martins Fontes, ed. 15, 2000.

FREDRICKSON, Barbara.; ROBERTS, Tomi-Ann. Objectification Theory: Toward Understanding Women’s Lived Experiences and Mental Health Risks. Psychology of Women Quarterly, v. 21, n. 2, June 1997, p. 173–206.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil. In: SANTIAGO, S. (Coord.). Intérpretes do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. p. 105-645.

GAUNTLETT, David. Media, Gender and Identity. London: Routledge, 2003.

GILL, Rosalind. Gender and the media. Cambridge: Polity Press, 2006.

GILL, Rosalind. Postfeminist media culture. European Journal of Cultural Studies, v. 10, n. 2, May 2007, p. 147–166.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Feminismos, Mulheres E Esportes: Questões Epistemológicas Sobre O Fazer Historiográfico. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 13, n. 2, 2008, p. 173–196.

GOLDENBERG, Mirian. The body as capital: Understanding Brazilian Culture. Vibrant, v. 7, n. 1, 2010, p. 220–238.

HOLMES, Judith. Olimpíada – 1936: glória do Reich de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1974.

INSTAGRAM superou 1 bilhão de usuários ativos. Exame, [s./l], 20 jun. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/instagram-superou-1-bilhao-de-usuarios-ativos. Acesso em: 8 dez. 2018.

IOC. Gender Equality Review Project. Comitê Olímpico Internacional, [s.l.], 2014a. Disponível em: https://www.olympic.org/~/media/Document%20Library/OlympicOrgNews/2018/03/IOC-Gender-Equality-Review-Project-Recommendations-Overview-March-2018.pdf. Acesso em: 7 dez. 2018.

IOC. Olympic Agenda 2020. Comitê Olímpico Internacional, [s.l.], 2014b. Disponível em: https://stillmed.olympic.org/media/Document%20Library/OlympicOrg/Documents/Olympic-Agenda-2020/Olympic-Agenda-2020-20-20- Recommendations.pdf#_ga=2.97360412.2036472589.1543955714-2123450029.1543955714. Acesso em: 7 dez. 2018.

LARISSA Riquelme: a paraguaia que virou a “Namorada do Mundial”. Globo Esporte, Rio de Janeiro, 6 jul. 2010. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/fotos/2010/07/larissa-riquelme-paraguaia-que-virou-namorada-do-mundial.html. Acesso em: 7 dez. 2018.

LEHRER, Jonah. Proust foi um neurocientista. Rio de Janeiro: Bestseller, 2010.

LESSA, Patrícia. Mulheres à venda. Londrina: Eduel, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e evolução do papel feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MAIA, Maria Carolina. Bruna Marquezine encara nudez e morte em “Nada Será Como Antes”. Veja, [s./l], 14 dez. 2016. Disponível em: https://veja.abril.com.br/entretenimento/bruna-marquezine-encara-nudez-e-morte-em-nada-sera-como-antes. Acesso em: 7 dez. 2018.

MAIS um: novo vídeo de assédio de brasileiros a estrangeiras é divulgado. UOL, São Paulo, 20 jun. 2018. Disponível em: https://esporte.uol.com.br/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/20/mais-um-novo-video-de-assedio-de-brasileiros-a-estrangeiras-e-divulgado.htm. Acesso em: 7 dez. 2018.

MALHEIROS, Jorge; PADILLA, Beatriz. Can stigma become a resource? The mobilisation of aesthetic–corporal capital by female immigrant entrepreneurs from Brazil. Identities, v. 22, n. 6, 2015, p. 687–705.

MANOVICH, Lev. Instagram and contemporary image. [s.l.: s.n.], 2016. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary-image. Acesso em: 13 set. 2021.

MARIANO, Tatiana. Bruna Marquezine é anunciada como embaixadora da Puma no Brasil. Pure People, [s.l], 5 jun. 2018. Disponível em: http://www.purepeople.com.br/noticia/bruna-marquezine-sera-garota-propaganda-da-puma-no-brasil_a230774/1. Acesso em: 7 dez. 2018.

MATOS, José Edgar de. Getty publica fotos de torcedoras mais sexy, é criticada e pede desculpas. UOL, São Paulo, 27 jun. 2018. Disponível em: https://esporte.uol.com.br/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/27/getty-publica-fotos-de-torcedoras-mais-sexy-e-criticada-e-pede-desculpas.htm. Acesso em: 7 dez. 2018.

MENINA de ouro da Adidas, Anitta agora até treina com clientes da marca. UOL Esporte, São Paulo, 1 nov. 2018. Disponível em: https://navitrine.blogosfera.uol.com.br/2018/11/01/menina-de-ouro-da-adidas-anitta-agora-ate-treina-com-clientes-da-marca. Acesso em: 7 dez. 2018.

MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, 2007, p. 33–63.

MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia. São Paulo: Publisher, 2012.

POR QUE Anitta virou a menina de ouro da Adidas? UOL Esporte, São Paulo, 27 out. 2017. Disponível em: https://navitrine.blogosfera.uol.com.br/2017/10/27/por-que-anitta-
virou-a-menina-de-ouro-da-adidas. Acesso em: 7 dez. 2018.

REEBOK Women – Paolla Oliveira. Reebok Brasil, [s./l], 2018. Disponível em: https://brasil.reebokwomenlatam.com/teamreebok/paolla-oliveira. Acesso em: 7 dez. 2018.

SABISTON, Catherine; WILSON, Brian. Britney, the Body and the Blurring of Popular Cultures: A Case Study of Music Videos, Gender, a Transcendent Celebrity, and Health Issues. In: FULLER, L. K. (Ed.). Sport, rhetoric, and gender: historical perspectives and media representations. New York: Palgrave Macmillan, 2006. p. 199–210.

SALVINI, Leila; SOUZA, Juliano de; MARCHI JUNIOR, Wanderley. A violência simbólica e a dominação masculina no campo esportivo: algumas notas e digressões teóricas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 3, 2012, p. 401–410.

SANTAELLA, Lucia. Mulheres em tempos de modernidade líquida. In: Comunicação & Cultura, n. 6, 2008. p. 105-113.

SANTOS, Eliane. Bruna Marquezine completa 20 anos: relembre vida, personagens e amores. EGO, Rio de Janeiro, 4 ago. 2015. Disponível em: http://ego.globo.com/famosos/noticia/2015/08/bruna-marquezine-completa-20-anos-relembre-vida-personagens-e- amores.html. Acesso em: 7 dez. 2018.

SEGATO, Rita Laura. Las estructuras elementales de la violencia. Ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2003.

VIEIRA, Soninha. Paolla Oliveira sobre vazamento de fotos: “Sigo minha vida sem ter vergonha de nada”. Revista Quem, [s./l], 4 mar. 2018. Disponível em: https://revistaquem.globo.com/QUEM-news/noticia/2018/03/paolla-oliveira-sobre-vazamento-de-fotos-sigo-minha-vida-sem-ter-vergonha-de-nada.html. Acesso em: 7 dez. 2018.

WARD, Lindsay Monique. et al. Sexuality and entertainment media. In: APA handbook of sexuality and psychology: Contextual approaches. Washington: American Psychological Association, 2013, p. 373–423.

WARD, Lindsay Monique; HARRISON, Kristen. The impact of media use on girls’ beliefs about gender roles, their bodies, and sexual relationships: A research synthesis. In: COLE, E.; DANIEL, J. H. (ed.). Featuring females: Feminist analyses of media. Washington: American Psychological Association, 2005, p. 2–23.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Teixeira, C. R. G., & Gerbase, C. (2021). Celebridades femininas sensualizadas nas campanhas digitais de marcas esportivas no Instagram. Domínios Da Imagem, 15(28), 115–140. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p115

Edição

Seção

Artigos do dossiê