A utilização da hipermídia QR Code como recurso interdisciplinar no livro “Oficina de História” Using QR Code Hypermedia as a Resource interdisciplinary work in the book “History Workshop”

Ana Maria Pereira Lima, Isaíde Bandeira da Silva, Amanda Gonçalves Alboíno

Resumo


Este artigo busca investigar as possibilidades encontradas nos recursos didáticos de QR Code apresentados no livro “Oficina de História 1” e como eles podem ser utilizados interdisciplinarmente em sala de aula. O livro pesquisado faz parte do material didático dos estudantes do Ensino Médio da EEMTI Governador César Carls de Oliveira Filho do Município de Quixadá-CE. Para a análise utilizaremos conceitos de Memória, Documento e Monumento de Jaques Le Goff (1990), situando os usos do Livro Didático e o ensino de História no Brasil, segundo Décio Gatti Júnior (2004), e os aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil (PELLANDA, 2009). A partir desses conceitos, foi possível abordar de forma crítica a utilização dos recursos pedagógicos interdisciplinares sugeridos pelo livro didático “Oficina de História 1” (LORIERI, 2010). Concluímos que as ferramentas de QR Code apresentadas pelo livro beneficiam a aprendizagem global do estudante.

Palavras-chave


Livro Didático; Tecnologias; QR Code; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, Flávio de; PINTO, Júlio Pimentel; CLARO, Regina. Oficina de História. Vol.02. Lisboa, Portugal: Editora Leya, 2017.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

GATTI JUNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru- SP : Edusc ; Uberlândia MG : Edufu, 2004.

GOFF, Jacques Le. História e Memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP,1990. Disponível em:

https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 08 ago de 2019.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologias e vida social na cultura

contemporânea. Editora Sulina. 4. ed., Porto Alegre, 2008.

LIMA, Mariana. Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante, diz estudo da FGV. Estadão. Disponível em

https://link.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-ja-tem-mais-de-umsmartphone-ativo-por-habitante-diz-estudo-da-fgv,70002275238. Acesso em: 24 jul. 2019.

LORIERI, Marcos Antônio. Complexidade, Interdisciplinaridade,

Transdisciplinaridade e Formação de Professores. Notandum. 2010.

MARCONDES, Marli. História e informática: O uso da hipermídia no resgate da História da "Estrada de Ferro Funilense". Disponível em

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/284154/1/Marcondes_MarliAparecida_M.pdf. Acesso em 7 ago. 2019

PATAH, Rodrigo. O boom dos smartphones e seu impacto no

comportamento do consumidor. Mindminers. Disponível em

https://mindminers.com/blog/pesquisa-mobile/. Acesso em: 07 ago. 2019.

PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação Móvel no Contexto Brasileiro. Comunicação e Mobilidade: aspectos socioculturais de comunicação no Brasil. André Lemos, Fábio Josgrilberd organizadores. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em

http://poscom.ufba.br/arquivos/livro_Comunicacao_Mobilidade_AndreLemos.pdf. Acesso em 7 ago. 2019.

RIBAS, Ana Carolina; OLIVEIRA, Bianca Soares; GUBAUA, Camila Aparecida; REIS, Gisele da Rocha; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. O uso do aplicativo QR Code como recurso pedagógico no Processo de Ensino e Aprendizagem. Revista Pedagogia, 2017. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-2-O-USO-DO-APLICATIVO-QR-CODE.pdf. Acesso em: 7 ago de 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126