A disseminação de padrões femininos através dos anúncios da Lugolina e da juventude Alexandre na “Fon-Fon!”, 1910

Mara Rúbia Sant’Anna, Maria Júlia Zarpelão Hernandes

Resumo


O artigo realiza análise de dois anúncios de produtos de beleza publicados na revista carioca Fon-Fon!, das marcas Lugolina e Juventude Alexandre, especificamente destinados aos cuidados com a pele e cabelo, publicados entre 1915 e 1916. Para tanto, utiliza-se das ferramentas de análise de imagem e, com isso, discute se os modelos de feminino disseminados pelos dois anunciantes estavam em conformidade com a ideologia da revista, concluindo que, apesar da intenção moderna, os papéis até então destinados à mulher foram reforçados.


Palavras-chave


Lugolina; Juventude Alexandre; Anúncios

Texto completo:

PDF

Referências


Acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina, Setor de Obras Raras. Coleção “Fon-Fon!” http://www.fcc.sc.gov.br/bibliotecapublica/pagina/7885/setordeobrasgerais Referências

Anos de Propaganda. Anúncios publicitários de 1875 a 1980. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

BOAVENTURA FREIRE, Gustavo. A narrativa de beleza em anúncios da belle époque tropical. Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 115-126, 2011. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/2155/1661. Acesso em 10 jan. 2016.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920, São Paulo: Senac São Paulo, 2007.

CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.

FEIJÃO, Rosane. Moda e modernidade na belle époque carioca. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

FRANZ, Terezinha. Victor Meirelles: biografia e legado artístico. Florianópolis: Caminho de Dentro, 2014.

LUCA, Tania de. A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (n)ação. São Paulo: Unesp, 1999.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: Imprensa e práticas culturais em tempos de República. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro primeiro: o processo de produção do capital. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 3 Texto corrigido gramaticalmente por Albertina Felisbino.

MICELI, Sergio. Imagens negociadas: retratos da elite brasileira (1920-40). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

NEEDELL, Jeffrey. Belle Époque Tropical: sociedade e cultura no Rio de Janeiro na virada do século. Tradução Celso Nogueira. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras, 2009.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Dos perfumes aos pós: a publicidade como objeto histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 32, n. 64, p. 299-324, 2012.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Beleza de moça: nação e publicidade de cosméticos. Domínios da imagem, ano IV, n. 7, p. 109-120, 2010.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanharussa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SCHPUN, Mônica R. O cinema em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 14, p. 71-81, 2007.

SILVA, M. S. M. Publicidade, desejo e gozo: uma leitura psicanalítica da Enunciação Publicitária no consumo de moda. 2012, 172 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: .

WOLF, Naomi. Quand la beauté fait mal. Enquête sur la dictature de la beauté. Paris: First, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p93

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem2@gmail.com
E-ISSN: 2237-9126