As paisagens do filme o Abismo Prateado (Karim Aïnouz; 2013)

Autores

  • Aline Vaz Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p156

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Paisagens, Não-Lugar.

Resumo

O trabalho busca discutir a relação das personagens com as paisagens da cidade fílmica de O Abismo Prateado (Karim Aïnouz; 2013), um híbrido composto por edifícios, areia e mar. As personagens são expostas às imagens da natureza (praia) e da intervenção urbana (moradias), enclausurando Violeta (Alessandra Negrini) no não-lugar, uma personagem de estrada, que nos termos de Marc Augé (2007) ocupa lugares de passagem. Investiga-se como as paisagens, enquadradas pela tela cinematográfica, criam metáforas e interações com as personagens entre a procura da razão, o concreto das edificações humanas e o mar de emoções, a praia. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisadora nos GPs desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais (PPGCOM – UTP) e CINECRIARE (UNESPAR/FAP).

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Papirus Editora, 2007.

ARAÚJO, Maria Christina B. et al. Análise da ocupação urbana das praias de Pernambuco, Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada, v. 7, n. 2, 2007. p. 97-104.

BAZIN, André. A evolução da linguagem cinematográfica. In: BAZIN, André. O cinema, São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 66-68.

BACHELARD, Gaston. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Remarques provisoires sur la perception sociale du corps. Paris, 1977. v. 14

COSTA, MF da et al. Verticalização da Praia da Boa Viagem (Recife, Pernambuco) e suas consequências sócio-ambientais. Revista da Gestão Costeira Integrada. Vale do Itajaí, v. 8, n. 2, p. 233-245, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: TupyKurumin, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução e notas Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

LAMPERT, Letícia. Conhecidos de vista: a cidade revelada através de olhares, janelas e fotografias. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Porto Alegre, 2013.

LEMOS, André. Cidade-ciborgue: a cidade na cibercultura. Galáxia, v. 4, n. 8, 2007. p. 129-148.

MACHADO, Helena. A construção social da praia. In: Sociedade e Cultura 1. Braga: Universidade do Minho, 2000. p. 201-218.

O ABISMO prateado. Direção de Karim Aïnouz. Brasil: 2013. (83min).

O SOM ao redor. Direção de Kleber Mendonça Filho. Brasil: 2012. (131 min).

ROMANIELO, Ana Luiza. A trajetória da personagem no cinema de estrada. Revista Memento. Minas Gerais, 2013. p. 154-167.

XAVIER, Ismail. A janela do cinema e a identificação. In O discurso cinematográfico. Rio: Paz e Terra, 2005. p. 17.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Vaz, A. (2016). As paisagens do filme o Abismo Prateado (Karim Aïnouz; 2013). Domínios Da Imagem, 10(19), 156–171. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p156

Edição

Seção

Artigos gerais