"Ideias, escopetas e bacilos": políticas de saúde do SPI (serviço de proteção aos índios) e os diálogos com as populações indígenas do Brasil

Autores

  • Priscila Enrique De Oliveira Unicsul-FASS.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p133

Palavras-chave:

Políticas de saúde, Serviço de Proteção ao Índio, Populações indígenas.

Resumo

O trabalho discute primeiramente como as políticas de saúde do SPI (Serviço de Proteção ao Índio /1910-1967) foram pensadas, articuladas, colocadas em prática a partir de suas ligações com as políticas e ideais nacionais de civilização e progresso, bem como os pressupostos científicos vigentes no período. Em seguida analiso como as sociedades indígenas receberam e responderam a estas ações, enfocando particularmente as diferentes narrativas e lógicas culturais que perpassavam o contato, os diálogos e mediações frente à inserção das ideias de saneamento, higienização, medicalização e cura. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Enrique De Oliveira, Unicsul-FASS.

Doutora pela UNICAMP e professora da Unicsul-FASS.  

Referências

ALBERT, Bruce. A fumaça do metal: história e representações do contato entre os Yanommami. Anuário Antropológico 89. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992. p.151-189.

BALDUS, Herber, GINZBERG, Ariela. Aplicação do psico diagnóstico de Rorschach a índios Kaingang. Revista do Museu Paulista, São Paulo, 1947.

BIOCCA, Ettore. A penetração branca e a difusão da tuberculose entre os índios do Rio Negro. Revista do Museu Paulista, São Paulo, vol XIV, s/d.

COIMBRA, Carlos;VENTURA, Ricardo (ORGS). Saúde e povos indígenas. Rio de Janeiro: Editora da FIOCRUZ, 1994.

FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. Sagas sertanistas: práticas e representações no campo indigenista do século XX. Tese de Doutorado (Doutorado em Antropologia Social) Programa de Pós graduação em antropologia social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

GARNELLO, Luiza; WRIGHT, Robin. Doença, cura e serviços de saúde, representações, práticas e demandas Baníwa. Cad. Saúde Pública. v.17 n.2. Rio de Janeiro mar./abr. 2001. Disponível em www.scielo.br

GIOVANNI, Geraldo. A questão dos remédios no Brasil: produção e consumo. São Paulo: Editora Polis, 1980.

LEWIS-MAYBURY, David. O selvagem e o inocente. Campinas: editora da Unicamp, 1990.

LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1995.

LIMA, Antônio Carlos de Souza. Aos fetichistas ordem e progresso, um estudo do campo indigenista em seu estado de formação. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em antropologia social) Programa de Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1985.

MONTEIRO, John M. Entre o etnocídio e a etnogênese: identidades indígenas coloniais. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ihb/HS18-09.htm . Acesso em jun. de 2010.

MONTERO, Paula (org). Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006.

OLIVEIRA, Haroldo C. O estado de saúde dos índios karajá em 1950. Revista do Museu Paulista. São Paulo, v. 6, s/d.

OLIVEIRA, Priscila. “Cada qual tem um pouco de médico e louco”: políticas de saúde e mediações culturais entre o SPI (Serviço de Proteção aos Índios) e os indígenas. 2011. Tese de Doutorado (História Social). Programa de História, UNICAMP, 2011.

RAMOS, Alcida R., ALBERT, Bruce (ORGS). Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico. São Paulo: Ed. Unesp, 2002.

SEEGER, Anthony; MATTA, Roberto; CASTRO, Viveiros. A construção de pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. IN: Sociedades Indígenas e Indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1987.

VELDEN, Felipe V. Inquietas companhias: sobre os animais de criação entre os Karitiana. Tese de Doutorado (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Oliveira, P. E. D. (2016). "Ideias, escopetas e bacilos": políticas de saúde do SPI (serviço de proteção aos índios) e os diálogos com as populações indígenas do Brasil. Domínios Da Imagem, 10(19), 133–155. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2016v10n19p133

Edição

Seção

Artigos do dossiê